RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EX-MULHER DE DOMINGUINHOS QUER LANÇAR CD EM HOMENAGEM AO ARTISTA

Familiares e amigos de Dominguinhos relembraram a história do artista, depois do novo sepultamento dos restos mortais nesta quinta-feira (26), em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Guadalupe Mendonça, amiga e ex-mulher dele, disse ao G1 que pretende lançar um disco dedicado ao garanhuense. Além de ter sido compositor e cantor, o músico era produtor e fez parte de todos os discos de Guadalupe. 

'De volta pro meu aconchego' está gravada na
lápede do mestre sanfoneiro. (Foto: G1 Caruaru)
A cantora quer retribuir o empenho de Dominguinhos, indo além do tempo em que passou no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, durante o tratamento contra o câncer dele. “Vou lançar um CD de homenagens, inclusive com 'participação' dele”, falou. Ela diz apenas esperar que tudo se acalme.

Enquanto conversava com o G1, Guadalupe ouviu tocar a música 'Abri a porta' direto do palco da solenidade. De imediato, lembrou de quando aconteceu a composição, na casa de Caetano Veloso. “Dominguinhos sentado numa cadeira, eu dançando e Gilberto Gil e Caetano admirando”.

Perpetuando o legado do mestre
Aos 70 anos, Valdomiro Domingos de Moraes é atualmente o irmão mais velho da família, após a morte de Dominguinhos. Presente ao translado e ao novo sepultamento, ele fez questão de dizer o nome do lugar onde nasceram: Rua Frei Caneca, no Bairro Heliópolis.

Irmão de Dominguinhos relembrou o trio
Os Três Pinguins. (Foto: G1 Caruaru)
“Dominguinhos, eu e nosso outro irmão também chamado José Domingos de Moraes formávamos o trio ‘Os Três Pinguins’. A gente tocava em feiras e na porta do sanatório que depois virou hotel. Seu Gonzaga nos viu um dia e chamou a gente para tocar dentro do lugar. Em 1954, Seu Gonzaga levou a gente para o Rio de Janeiro”, contou. Valdomiro de Moraes disse estar com um grande vazio, mas feliz pela memória do irmão abrigada na cidade natal.

O artista retribuía o apoio de Luiz Gonzaga quando também apostava em novos talentos. No último show em Caruaru, no dia 30 de novembro de 2012, tocou com o admirador Vynícius Soares, sanfoneiro de nove anos de idade. “Eu me tornei fã aos sete anos, mas já o ouvia desde os três”, disse. Nesta idade, já tinha uma sanfona. Durante a solenidade na 'Cidade das Flores', o menino tocou instrumento na solenidade do enterro.

Outros artistas presentes em Garanhuns também falaram sobre a importância de perpetuar a arte nordestina. Mourinha do Forró é do município de Correntes e tentou a vida artística em São Paulo, onde conheceu Dominguinhos e gravou uma música com ele em 2008. “A responsabilidade minha e dos demais colegas agora é muito grande para continuarmos o legado de Dominguinhos e Gonzagão”. Para dar o pontapé, Mourinha compôs a música biográfica 'Saudade de Dominguinhos'.

Gonzaga de Garanhuns, coordenador de um grupo de reisado, conheceu o sanfoneiro em um dos primeiros festivais de inverno da cidade. Para ele, o maior legado que Dominguinhos deixa para o município transcende à música. “Ele inspira, sobretudo, pela humildade. Principalmente a humildade que teve por Garanhuns e por ajudar tanto o pai dele aqui”, disse o artista popular.

Assim como Luiz Gonzaga ajudou Dominguinhos, este apostou emnovos talentos como Vynícius. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)
Caminhos de Dominguinhos
José Domingos de Moraes nasceu em 12 de fevereiro de 1941, recebeu o apelido 'Dominguinhos' de Luiz Gonzaga e, a partir deste encontro, construiu sólida carreira musical com mais de 210 canções compostas. Ele faleceu aos 72 anos, no dia 23 de julho deste ano, em São Paulo, após lutar seis anos contra um câncer. Dois dias após o falecimento, foi sepultado no Cemitério da Paz.

Neste dia 26 de setembro, um cortejo acompanhou o traslado dos restos mortais do artista, a partir do município de Paulista, Região Metropolitana de Recife. Acompanharam o trajeto alguns familiares, amigos, artistas, imprensa e instituições responsáveis pelo transporte e escolta.

Sepultamento foi realizado sob aplausos de amigos e familiares. (Foto: G1 Caruaru)
Em Garanhuns, para o novo sepultamento, a prefeitura organizou homenagens solenes com os artistas Cezzinha, Santana, Sirino, Liv Moraes, sanfoneiros de toda a região, banda marcial, grupos de reisado e violeiros. Os restos morais estão no Cemitério São Miguel, no Bairro Boa Vista.

O mausoléu de Dominguinhos, assim, é o segundo marco memorial para o artista na cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura. O primeiro era financiado pelo próprio sanfoneiro: a Orquestra Sanfônica. O próximo será uma estátua na Praça Dom Moura, no Centro, e - se aprovado por plebiscito – a prefeitura quer dar o nome Dominguinhos à atual Praça Guadalajara, onde ocorre o Festival de Inverno.

Informa o G1 CARUARU

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More