Benefícios do vinho para a saúde
O vinho tinto tem propriedades que beneficiam a saúde por promover a desaceleração da deterioração celular do organismo, além de desempenhar um importante papel na proteção das funções cardiovasculares. É devido à presença abundante da substância ativa resveratrol, que o vinho especialmente do tipo tinto, desempenha sua função antioxidante, tornado esta requintada e saborosa bebida num poderoso alimento funcional.
O vinho tinto, possui cerca de 20-50 vezes mais resveratrol do que o vinho branco, especialmente porque durante a produção, na fermentação, são incluídas as cascas. Os benefícios à saúde provindos do vinho sem o risco potencial presente no álcool podem ser encontrados no vinho sem álcool. O suco de uva não tem uma concentração relevante da substância ativa. Basta 250 ml de vinho tinto por dia para obter o benefício das suas propriedades protetoras da saúde.
Consumindo o vinho moderadamente você terá muitos benefícios, veja alguns deles.
Será possível prevenir doenças como:
Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é capaz de reduzir as chances de uma infeção pulmonar, sendo mais eficaz que alguns antibióticos modernos.
Doenças do aparelho urinário: Estudos mostram que o vinho é capaz de reduzir em até 60% o risco de formação de cálculos urinários, ao estimular a diurese.
Diabetes: o vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes tipo 2. Além disto, o vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo 2. Em mulheres, um estudo mostra que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes.
Anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro.
Ossos: alguns estudos populacionais têm demonstrado que o consumo de pequenas quantidades de vinho é capaz de melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose.
Visão: O vinho reduz a degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.
Câncer: A possibilidade de que os antioxidantes presentes no vinho pudessem prevenir alguns tipos de câncer despertou o interesse de muitos pesquisadores em todo o mundo. Alguns estudos populacionais mostram uma redução da mortalidade por doença coronária e por câncer em bebedores comedidos de vinho. Por exemplo, homens que consomem vinho sensata e regularmente têm menor chance de desenvolver Linfoma não-Hodgkin.
Informa o Dicas Sobre Saúde
0 comentários:
Postar um comentário