RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 8 de julho de 2016

DETRAN-PE INSPECIONA SISTEMA BIOMÉTRICO EM AULA PRÁTICA DE DIREÇÃO NAS AUTOESCOLAS

Com informações do Portal G1 PE -

A partir de agosto, as aulas práticas ministradas pelas autoescolas em Pernambuco deverão contar obrigatoriamente com monitoramentos biométrico e facial dos alunos e dos instrutores. O objetivo é diminuir o índice de fraudes no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), que inicia a inspeção nos Centros de Formação de Condutores nesta sexta-feira (8).

Por meio de uma estrutura composta de um smartphone e de um tablet com GPS, o monitoramento é realizado a partir da telemetria com imagem para reconhecimento facial e biometria. O sistema é acionado assim que o aluno e o instrutor entram no veículo da autoescola e monitora quilometragem inicial e final da aula, horário, localização exata, velocidade, percurso, realização de manobras como baliza e garagem, além e verificar ocumprimento da carga de 25 horas de aulas práticas.

Além disso, durante o trajeto, fotos são tiradas em diversos momentos das aulas para mostrar que o treinamento é realizado pelo mesmo aluno. “Todos esses dados ficam arquivados por até cinco anos, e um relatório eletrônico de avaliação do candidato é encaminhado pelas autoescolas para o Detran antes da prova prática. Sem cumprir a carga horária necessária, ele não poderá fazer o teste. É como se fosse a ficha 19 [documento com notas do Ensino Médio] para poder entrar na faculdade”, compara Charles Ribeiro, presidente do Detran-PE.

O objetivo do monitoramento é diminuir a quantidade de fraudes no treinamento dos alunos e, com isso, aumentar a segurança no trânsito. “Observávamos que os alunos não estavam bem capacitados e eram reprovados por não saber dirigir. Com esse sistema, vamos ter a garantia de que eles serão bem treinados. Nossa mobilidade ganha com isso, pois haverá menos acidentes no trânsito”, ressalta Ribeiro.

Foto: Reprodução/TV Morena

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More