RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 27 de março de 2012

BONS RESULTADOS: EM PERNAMBUCO, CAI O NÚMERO DE MORTES EM ACIDENTES DE MOTO NO 1º TRIMESTRE DE 2012

Imagem: Reprodução
IML registrou redução de 16,7% no número de óbitos. Hospital da Restauração atendeu 114 pacientes a menos que em 2011.

O primeiro trimestre de 2012 apresentou redução no número de acidentes e óbitos em comparação com o mesmo período de 2011. O levantamento foi feito pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) junto ao Instituto de Medicina Legal (IML) e ao Hospital da Restauração (HR), no Recife.

O IML registrou uma redução de 16,7% no número de motociclistas mortos, o que representa 26 óbitos a menos. No HR, foram atendidos 114 pacientes vítimas de acidente de moto a menos que o mesmo período do ano anterior. “A gente chegou a ter os 60 leitos de traumatologia do HR ocupados por acidentes de moto”, lembra o coordenador executivo do Cepam, João Veiga.

A redução nesse período é atribuída pelo coordenador ao aumento na fiscalização, mais do que a conscientização, embora esta tenha um papel importante na prevenção de acidentes. “No curto prazo, a fiscalização é mais eficiente, apresenta maior impacto. Já no longo prazo, a educação e conscientização é que fazem maior efeito”, explica Veiga.

Para garantir a redução, os postos da Lei Seca vão ser intensificados durante a Semana Santa. “Percebemos um grande índice de acidentes nessas festividades, é nesse período que acontecem os picos de mortes. Vamos nos concentrar onde acontecem grandes eventos, especialmente Gravatá, Nova Jerusalém e Caruaru”, adianta o coordenador executivo.

Embora o álcool seja o principal culpado entre os acidentes com automóveis, para as motocicletas o principal inimigo é ainda a imprudência dos condutores. “Logo depois da imprudência, seguida das condições das motos, vem o álcool. Fizemos um amplo estudo sobre os acidentes, tendo o apoio do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para saber quais os principais horários e locais de acidentes”, detalha Veiga.

Outro estudo feito pelo Comitê foi em relação aos acidentes da BR-101. “Os principais acidentes da BR-101, de Goiana [na Mata Norte] até a divisa com Alagoas, estão concentrados em dois pontos. Os seis quilômetros em Abreu e Lima e no trecho da Ceasa ao Ibura, no Recife, concentram 60% dos acidentes”, afirma o coordenador.

Os grandes eventos no estado vão ser acompanhados de perto pela fiscalização. “No show de Paul McCartney, por exemplo, vamos fiscalizar toda as saídas do estádio do Arruda”, afirma. Missa do Vaqueiro e grandes shows também estão entre os eventos que vão contar com reforço de fiscalização, no intuito de continuar a redução obtida no primeiro trimestre.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More