RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 30 de março de 2012

PERNAMBUCO GANHA USINA QUE VAI PRODUZIR ÁLCOOL, ENERGIA E FERTILIZANTES À BASE DE MANIPUEIRA

Foto: Reprodução
Desde esta quarta-feira (28), o resíduo líquido tóxico originado do processo de industrialização da mandioca, a manipueira, será reaproveitada e transformada em fonte de energia renovável em Pernambuco, devido à inauguração e funcionamento da 1ª. Unidade Experimental de Valorização Energética da Manipueira, que está localizada no distrito industrial de Lajedo, Agreste do Estado.A Usina será a primeira no Brasil a produzir bioetanol, biogás e biofertilizante da manipuiera de forma industrial. 

Na cidade de Botucatu, São Paulo, a Universidade Estadual de São Paulo mantém um projeto piloto apenas para uso acadêmico. A iniciativa pernambucana é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajedo e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). O projeto também conta com apoio da Universidade de Pernambuco (UPE).

O Estado possui na região do Agreste a maior concentração de casas de farinha, empresas familiares que despejam a manipueira em açudes, rios e matagais, causando danos ao meio ambiente. O dejeto poluente será a matéria-prima da nova Usina pernambucana que promete ser exemplo de desenvolvimento sustentável. “A Usina chega para intervir em um problema ambiental da região, o despejo irregular da manipueira, e revelar, ao mesmo tempo, o potencial energético de Pernambuco”, destaca o secretário da SRHE, Eduardo Azevedo.

As obras para instalação da Unidade custaram para os cofres do Estado R$ 800 mil e, durante todo o ano de 2012, funcionará em esquema piloto para avaliações e ajustes. A expectativa, de acordo com a Secretaria, é de que a Unidade processe 4,8 milhões de litros de manipueira, gerando 70 mil litros de bioetanol e mais de 4,5 milhões de litros de biofertilizante por ano.

Informações: NE10

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More