RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 28 de março de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Foto: Corbis Images
Cansaço, tontura e dor de cabeça podem ser sinais de anemia

No dia a dia, muitas vezes pode-se achar normal sentir um pouco de cansaço. Mas é preciso estar atento, já que esse é um dos sintomas da anemia. A doença é identificada pela diminuição na taxa de hemoglobina do sangue. A hemoglobina é uma proteína que transporta o oxigênio para todas as células do corpo. Falta de ferro, vitamina B12 ou de ácido fólico são as principais causas da doença.

O clínico geral do Hospital Federal dos Servidores do Estado, vinculado ao Ministério da Saúde, Sylvio Provenzano, explica as queixas mais frequentes. “Cansaço, uma fadiga muscular, um pouco de tontura, dor de cabeça, principalmente, caracterizada por uma sensação de peso na cabeça, às vezes um pouco de turvação visual, a criança, em especial, um déficit de aprendizado no colégio, tendência às quedas, as crianças podem ter uma sonolência muito grande.”

Segundo o especialista, cuidar bem da alimentação é uma forma importante de prevenção à anemia. “Laticínios são importantes. Os grãos, por conta de diminuir a absorção de gordura, os cereais de modo geral e frutas são extremamente importantes pela grande variedade de vitaminas que elas contêm. É importante nunca deixar de se alimentar com hortaliças, feijão, qualquer tipo de carne por causa da proteína animal, legumes, as leguminosas, lembrar da cenoura, tem que lembrar da vagem, tem que lembrar do chuchu.”

Provenzano esclarece também que é necessário manter os cuidados adequados de higiene como lavar bem hortaliças e legumes. De acordo com ele, vermes e parasitas representam uma causa importante de anemia.

Informações: WEB RÁDIO SAÚDE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More