RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 26 de março de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Uma das dicas é descartar colheres
e tábuas de madeira - Foto: Corbis
 
Utensílios de cozinha mal conservados podem trazer riscos à saúde. Para amenizar os danos, uma das dicas é descartar colheres e tábuas de madeira. “É um material propício à proliferação de bactérias. Além disso, com o tempo, a madeira cria sulcos que absorvem sujeiras difíceis de limpar, aumentando as chances de contaminação de alimentos”, explica a nutricionista de produção do Hospital Federal de Andaraí (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Flávia Nassar Rabello. “O melhor é substituir por plásticos ou aço em inox, que além de serem mais resistentes ao tempo, são de fácil limpeza”, garante.

As esponjas de lavar a louça devem ser trocadas regularmente, pois absorvem água, o que facilita a proliferação de bactérias. “Não é indicado o uso da lixeira sobre a pia, pois o lixo também é um foco para contaminação. Também é importante ficar atento aos principais pontos pelos quais os insetos podem penetrar na cozinha: janelas, ralos e portas. Vede os ralos e mantenha-os sempre limpos. Para as portas uma borracha de vedação pode ser bastante útil”, observa a nutricionista.

Ela aconselha que a geladeira seja limpa semanalmente, com um pano embebido com solução de água e vinagre. Segundo a nutricionista, ao contrário do que a grande maioria das pessoas faz, os ovos não devem ser guardados na porta do eletrodoméstico. “Apesar da geladeira dispor de compartimento para este fim, quando os ovos são armazenados desta forma, ficam sujeitos à ação de bactérias. Eles devem ser armazenados na parte inferior da geladeira”, esclarece. Outra dica é não guardar os alimentos em panelas na geladeira. “Todo alimento depois de manipulado deve ser armazenado sob refrigeração em recipientes plásticos ou de vidro”, orienta.

A nutricionista explica que uma medida valiosa para evitar a intoxicação alimentar é manter as mãos sempre lavadas, seja antes do preparo de alimento, na hora de manipular utensílios sujos, ou depois de mexer nos cabelos ou tocar em cestos de lixo. “Também não se deve lidar com quaisquer alimentos após a manipulação de alimentos crus, como as carnes, sem antes lavar novamente as mãos”, pondera.

Ainda quando o assunto é limpeza, é importante reservar um destino único para cada pano que for utilizado na cozinha. “O pano de chão nunca deve ser utilizado para limpar os pratos, o fogão ou a geladeira. Lave-os sempre separadamente, com água sanitária”, ressalta. Segundo a especialista, um erro comum é utilizar panos de prato para secar as mãos. Eles devem ser utilizados exclusivamente para limpeza dos pratos e utensílios em que os alimentos serão servidos.

Mas excesso de zelo nem sempre faz bem a saúde. “As carnes não devem ser lavadas antes de serem guardadas, pois tal procedimento aumenta o risco de contaminação, além de ocorrer perdas de nutrientes. E ovos crus só devem ser lavados minutos antes do consumo para que não ocorra perda de uma película protetora contra contaminações”, frisa Flávia.

Outras dicas:
Os legumes, verduras e frutas precisam estar livres de bactérias e larvas. Sendo assim, depois de lavar estes alimentos, deixe-os de molho em:
• Solução de água sanitária (também conhecida como solução clorada ou de hipoclorito de sódio): Misture uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e mergulhe o alimento nesta solução durante 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente

• Soluções industrializadas : Encontradas em supermercados, sacolões e feiras, constituem um preparado de hipoclorito de sódio que ajuda a higienizar os alimentos. Para usar o produto, devem-se seguir as instruções do fabricante.

Ovos devem ser lavados em água corrente e posteriormente devem ser colocados em uma solução de água com 10 gotas de hipoclorito por 20 minutos, enxaguando-os novamente. Caso contrário, na hora de quebrar a casca, ela mesma poderá contaminar a clara e a gema.

Na geladeira, organize os alimentos da seguinte forma:
• Alimentos prontos para o consumo ou que já foram cozidos: nas primeiras prateleiras, na parte de cima da geladeira

• Alimentos semi-prontos: nas prateleiras intermediárias da geladeira

• Alimentos crus: na parte de baixo da geladeira

Informações: Agência Saúde

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More