RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MIRIAM LACERDA CONTINUA LIDERANDO INTENÇÕES DE VOTO PARA A PREFEITURA DE CARUARU


Apesar de ter uma confortável retaguarda de apoio com 17 partidos, o atual prefeito de Caruaru e candidato à reeleição, José Queiroz (PDT), ficou em segundo lugar na pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, entre os dias 14 e 16 de agosto, com 453 pessoas do município do Agreste pernambucano. O pedetista obteve 34% das intenções de voto, contra 41% da sua principal adversária, Miriam Lacerda (DEM), que encabeça a chapa de uma coligação de oposição formada por sete partidos. 

O terceiro candidato da disputa caruaruense ficou muito distante dos dois primeiros colocados, Fábio José (PSOL) figurou no levantamento da Exatta com um percentual de apenas 2%. Ainda de acordo com a consulta, 9% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos postos e 14% não opinaram ou não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 4,6 pontos.

O cenário político de Caruaru já foi avaliado outras duas vezes pela Exatta, nos meses de janeiro e maio deste ano, nas duas ocasiões os candidatos ainda não estavam definidos. Fazendo um comparativo entre os dois momentos anteriores e a consulta de agora é possível observar o caminho percorrido pelos candidatos e também que houve uma aproximação entre os números dos dois. Em janeiro, a candidata que hoje está na frente da pesquisa tinha 31% das intenções de votos, em maio ela subiu para 43% e, portanto, agora registrou uma discreta queda de dois pontos percentuais na pesquisa de agosto.

José Queiroz, na primeira consulta realizada em Caruaru, obteve 35% das intenções de voto, em seguida, no mês de maio, caiu para 31% e, agora em agosto, obteve uma pequena recuperação chegando ao percentual de 34%. Apesar de ter melhorado, o gestor ainda está sete pontos atrás da postulante democrata.

“Os números mostram que está havendo uma convergência entre os dois principais candidatos, porém essa convergência está sendo lenta. De maio para cá, por exemplo, Queiroz cresceu apenas dois pontos, apesar de toda a sua força e apoio na cidade”, avaliou o diretor de pesquisa da Exatta, João Matos. O candidato do PSOL não pontuou no levantamento realizado em janeiro e em maio obteve 1% das intenções de votos.

Talvez por ser mulher, a candidata do DEM parece ter maior simpatia do eleitorado feminino e isso se traduziu nos números da pesquisa, onde a prefeiturável foi a preferência de 42% das 255 mulheres que responderam ao levantamento, contra 31% do pedetista. O psolista ficou com apenas 1% das intenções das eleitoras. Com relação à faixa etária Miriam Lacerda obteve sua melhor pontuação entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos (48%).

José Queiroz ficou melhor posicionado na faixa que vai dos 35 aos 44 anos (39%); já Fábio José obteve 2% em todas as faixas etárias, exceto na que vai de 45 a 59 anos, onde teve 1% da preferência dos eleitores.

ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, ou seja aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos para os entrevistados da pesquisa, 32% responderam que votariam na candidata democrata, Miriam Lacerda; enquanto que 29% declaroaram que votariam no atual prefeito; 30% não souberam ou não opinaram sobre a questão e 9% não votariam em ninguém. O candidato do PSOL não foi lembrado no levantamento espontâneo.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More