RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TRE DE PERNAMBUCO INICIA O TREINAMENTO DE MESÁRIOS

Os mesários selecionados para trabalhar nas eleições deste ano já começaram a ser capacitados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). De acordo com o órgão, mais de 80 mil pessoas serão treinadas em todo o estado. Desde total, 8% são mesários voluntários.

Durante o treinamento, todos os mesários aprendem como funciona a urna eletrônica. O encontro contra com explicações e prática de manuseio do equipamento, para que dúvidas não atrapalhem a eleição, com erros ou atrasos. Para a voluntária Mariana Mesquita, o serviço é importante: “É o mínimo que a gente pode fazer como cidadão. Até para poder cobrar, mais na frente”.

Cada Zona Eleitoral tem uma data específica para o treinamento, que deve acontecer até 15 dias antes da eleição do dia 7 de outubro. Segundo o tribunal, o mesário que não comparecer ao treinamento na sua zona será substituído.

O TRE informou ainda que vai aumentar a fiscalização no atendimento prestado a alguns eleitores. Portadores de deficiência, por exemplo, continuam com seções especiais para votação, que agora foram regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O que nós temos que fazer, na Justiça Eleitoral, é dar condições para que essas pessoas, deficientes físicos, visuais ou mentais, tenham mais facilidade no acesso às suas sessões eleitorais. Por exemplo: elas não devem ser colocadas no primeiro andar, ou no final de uma escola”, explicou o coordenador da Propaganda Eleitoral do Recife, Henrique Melo.

Em Xucuru, pelo menos 60 pessoas trabalharão de mesários nas próximas eleições, os treinamentos estão previstos para o início de setembro através do cartório eleitoral de Belo Jardim.

Do G1 PE, COM ADAPTAÇÕES.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More