RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MAIS SAÚDE

Deficiência de Vitamina A: Sintomas e Tratamentos

Os níveis baixos ou a falta de vitamina A no organismo, causa uma deficiência desta vitamina, e é a causa número um do que se conhece como a cegueira evitável em crianças e perda visual grave, aumentando também o risco de morte em lactantes. Causa a cegueira noturna em gestantes e aumenta as probabilidades de mortalidade materna. 

É no terceiro trimestre, quando as demandas nutricionais da mãe e do feto são maiores. Durante este tempo, se o organismo sofre de deficiência de vitamina A, a mãe pode estar em sério risco de cegueira, por isso, é muito necessária para o corpo a vitamina A, nesta fase, principalmente para manter a função visual normal.

A falta ou deficiência de vitamina A, também pode conduzir ao aumento da incapacidade do corpo para combater infecções que eventualmente levarão a muitas outras doenças. As crianças que sofrem com essa condição podem inclusive morrer de sarampo, diarréia extrema ou infecção respiratória, inclusive uma deficiência ligeira, pode afetar o desenvolvimento de ossos e crescimento global.

Causas da deficiência de vitamina A:

A melhor maneira de erradicar o problema, é descobrir a razão e origem do mesmo.

A principal causa de deficiência de vitamina A é a desnutrição, e especialmente as pessoas com uma baixa ingestão de alimentos de origem animal. O leite materno contém uma boa quantidade de vitamina A para os recém nascidos, por isso as mães que não amamentam seus filhos os colocam em risco de desenvolver deficiência de vitamina A. Se uma mulher grávida ou lactante sofre deficiência de vitamina A, é muito provável que o bebê também sofra.

Uma má absorção desta vitamina pode levar a sofrer de deficiência da mesma; pode ser devido à doença celíaca, fibrose cística, icterícia obstrutiva, cirrose, giardíase, ou utilização excessiva de óleo mineral como laxante. Falta de capacidade de armazenamento de vitamina A no organismo, como consequência de doença hepática. A excreção de urina massiva, que pode ser causado pela tuberculose, infecção do trato urinário, pneumonia, nefrite ou câncer.

Os sintomas de deficiência de vitamina A:

Existem vários sintomas de deficiência de vitamina A, por meio dos quais é possível detectar baixos níveis de vitamina presente no corpo, e são os seguintes:

Diminuição da visão noturna ou com pouca luz, o que significa que os olhos não são capazes de distinguir os contornos das imagens com iluminação reduzida. A secura ocular pode conduzir a xeroftalmia, que é uma forma grave de cegueira noturna na qual a membrana externa do olho, conhecida como conjuntiva perde suas células caliciformes, que mantêm os olhos lubrificados.

A perda de células caliciformes dá lugar à xeroftalmia, onde o olho não pode produzir lágrimas. Estas células mortas e detritos podem facilmente conduzir à cegueira ou qualquer outra infecção. Inflamação dos olhos, devido à inflamação das pálpebras e dos tecidos circundantes, podendo incluir a inflamação da córnea. A sensibilidade a infecções respiratórias e infecções do trato urinário. Pele afetada, como ressecamento.

Tratamentos para a deficiência de vitamina A

Serão recomendados os seguintes tratamentos:

O melhor tratamento e método de prevenção da deficiência de vitamina A, é uma dieta rica em vitamina A; esta se encontra em proteínas de origem animal, como o fígado, o leite e os produtos lácteos. A vitamina A também pode ser absorvida pelo corpo através do caroteno, que se encontra em fontes de origem vegetal, como os vegetais de cor verde escura, e em frutas e legumes de cor amarela e laranja.

A fortificação de alimentos, que ajudam a melhorar a qualidade dos alimentos, como óleo de cozinha, margarina, açúcar, cereais, leite e leite em pó. Sob a forma de medicamentos por via oral e injetável.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More