RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 20 de maio de 2014

NÚMERO DE HOMICÍDIOS CRESCE APÓS GREVE DA PM

O retorno ao trabalho dos policiais e bombeiros e a permanência do efetivo das tropas da Força nacional de Segurança e do Exército em Pernambuco colocou ordem ao caos e na onda de saques que se seguiu a deflagração da greve do aparato de segurança em Pernambuco, mas não conseguiu manter sob controle o número de homicídios no Estado. O balanço da Operação Pernambuco, divulgado no início da noite desta segunda-feira (19), aponta que durante a paralisação – entre os dias 13 e 15 deste mês foram registrados 40 homicídios. Já entre os dias 16 e 18 – primeiro final de semana após o término da greve – aconteceram 46 assassinatos, um incremento de 15%.

De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), no final de semana anterior à deflagração da greve, o Estado registrou 35 homicídios. Nos quatro finais de semana do mês de maio do ano passado, os crimes violentos letais intencionais (CLVI) registrados chegaram a 25, 24, 33 e 33, respectivamente. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho tentou evitar alguma relação entre o aumento no número de assassinatos e a paralisação dos policiais e bombeiros militares.

“Uma coisa é a greve, mas nas sextas, sábados e domingos, por rotina, sempre tem um aumento no número de mortes. Saiu da curva, mas não podemos dizer que foi em razão da greve. Isso não é porque a polícia não foi para a rua ou não trabalhou”, disse. Durante o caos que se seguiu a paralisação, também registrados 124 saques a estabelecimentos comerciais apenas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com o balanço da Operação Pernambuco, o efetivo do Exército empregado na segurança na RMR foi de 1,3 mil homens. Outros 950 foram designados para atuar em municípios do interior. Com o retorno dos soldados aos quartéis, a Polícia Militar voltou a trabalhar em condições normais, disponibilizando cerca de 5,3 mil policiais diariamente para desenvolver as operações de segurança pública.

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem, assinado pela presidente Dilma Rousseff, tem validade até o dia 29 deste mês, mas caso o Estado entenda que a situação esteja sob controle as tropas federais poderão ser desmobilizadas antes do prazo previsto. Apesar disto, interlocutores observam que o Governo de Pernambuco vem analisando a possibilidade de solicitar a permanência do efetivo federal até o final de junho. O temor é que possam ocorrer novos tumultos, protestos e paralisações durante a Copa do Mundo, onde o Recife é uma das cidades-sedes do mundial de futebol.

Informa o PE247

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More