RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 21 de novembro de 2015

CRISE DE GRANA E DE ÁGUA

Com informações do Blog do Magno Martins -

Nos últimos dias, nas andanças pelo Interior com meus livros debaixo do braço para apresentar aos meus leitores e ouvintes, constatei que o Estado voltou a conviver com uma gravíssima seca, que esturricou praticamente todos os principais reservatórios entre o Agreste e Sertão. Em Toritama, onde água nas torneiras é objeto de luxo, chegando apenas duas vezes por mês, um empresário fez um desabafo comovente.

Disse que está lavando o tecido para produção das roupas jeans com água reciclada de esgotos, saída encontrada por ele e uma dezena de microempresários da sulanca entre Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. “Só não queremos que um dia seja obrigados a matar a nossa sede com essa mesma água”, provocou. Ele se referia ao grave quadro da barragem de Jucazinho, em Surubim, que abastece toda aquela região, cujo chamado volume morto, de apenas 1,5% das suas reservas, está sendo consumido até a última gota pela população.

Em Salgueiro, onde estive na última quinta-feira, o prefeito Marcones Libório Sá (PSB), contou que todos os reservatórios que abasteciam a cidade e zona rural entraram em colapso. Não fosse uma adutora, feita na época do Governo Roberto Magalhães, Salgueiro, segundo ele, estaria hoje mergulhada num caos. Carlos Cecílio, prefeito de Serrita, bem próximo a Salgueiro, está sofrendo muito mais.

Segundo ele, um defeito na adutora de Salgueiro, que puxou um ramal para abastecer Serrita, deixou a cidade sem água por mais de 30 dias. Os açudes, barreiros e barragens também secaram todos. E ali, os pipeiros que garantem a oferta de água remunerados pelo Governo do Estado estão sem receber seus pagamentos há mais de seis meses, o que só contribui para agravar a situação.

Os pipeiros, aliás, estão programando uma manifestação para os próximos no sentido de pressionar o Governo. Em Serrita, a Secretaria de Agricultura, através do IPA, mobiliza 30 carros-pipas e o Exército também reforça o abastecimento com outra frota, mas esta está com seus pagamentos em dia.

O cenário da crise hídrica agrava nas regiões mais difusas onde o homem do campo precisa percorrer quilômetros em busca da pouca água que tem. Em Poção, a luta por um pouco que seja de água começa nas primeiras horas do dia. Os moradores já saem de casa carregando baldes. O abastecimento depende de quatro caminhões-pipa que circulam diariamente para atender uma população de quase 12 mil pessoas.

Esperar por água é a sina dos moradores da região desde que os reservatórios do município secaram. Sem cisternas para captar água da chuva ou até mesmo para armazenar o que vem do carro-pipa, crianças, adultos e idosos precisam sentir o peso dos baldes durante todo dia para tentar levar água pra casa. O recurso é tão valioso que quem tem uma cisterna cuida como se fosse um tesouro no fundo do quintal.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, Pernambuco foi beneficiado com mais de 100 mil cisternas de polietileno e placa para amenizar o reflexo da estiagem, dentro do programa Água Para Todos.

ADUTORA DO AGRESTE – Sobre o encontro com a presidente Dilma, no qual foram acertadas ações emergenciais de combate à seca, o governador Paulo Câmara priorizou o andamento da Adutora do Agreste. Ressaltou que as ações da União serão acompanhadas por uma sequência de programas necessários ao estabelecimento de uma convivência mais harmoniosa com a estiagem. "É muito importante que seja aprovado o plano emergencial que nós apresentamos de já utilizar o que está feito na Adutora do Agreste, a partir de água que viria da Mata Sul - através das barragens já construídas”, afirmou.

Sinalização para pagamento – Em audiência com o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), na foto ao lado, cobrou o atraso no pagamento das faturas dos pipeiros que abastecem o município através do IPA. Segundo ele, desde junho o Estado não paga os mais de 30 donos de pipas que trabalham no município. “Recebi a sinalização de que pelo menos dois meses serão pagos devido à crise”, disse Cecílio.



A bola com Moro - O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), decidiu, por maioria, negar os embargos infringentes e de nulidade feitos pelos acusados de envolvimento nas irregularidades identificadas nos contratos referentes a construção e implantação da Refinaria Abreu e Lima, no Município do Cabo de Santo Agostinho. A defesa alegou ausência de conexões das investigações em Pernambuco com os processos da operação Lava Jato que correm na Justiça Federal do Paraná. Com a decisão, os casos investigados em Pernambuco passam aos cuidados do juiz federal do Paraná Sérgio Moro.

Mais desemprego – As demissões superaram as contratações em 169 mil vagas em outubro, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas ontem pelo Ministério do Trabalho. Este foi o sétimo mês seguido de fechamento de vagas formais. O resultado de outubro foi o pior para este mês desde o início da série histórica, em 1992. Até então, o pior resultado para meses de setembro havia sido registrado em 1998 – com 64.093 vagas fechadas.

Ilhas de exceção no Sertão – Uma das ilhas de exceção no Sertão, Petrolândia, no Sertão de Itaparica, já garantiu o 13º salário dos servidores da Prefeitura. Segundo o prefeito Lourival Simões (PR), na foto ao lado, a primeira parcela do benefício já foi efetuada em julho e a segunda sai até o dia 10 de dezembro. “Os recursos já estão assegurados”, diz. Em Salgueiro, o prefeito Marcones Libório Sá (PSB) está na mesma situação. Pagou metade do 13º salário no meio do ano e já tem o dinheiro contabilizado para efetuar o restante até 20 de dezembro.

CURTAS

TIRO NO PÉ– Até mesmo o grupo mais próximo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avalia que a série de manobras para retardar o processo no Conselho de Ética por quebra de decoro foi um tiro no pé. Cunha ganhou mais uma semana no processo. Mas, pela primeira vez, ele teve sua autoridade questionada pelo plenário e demonstrou dificuldade operacional para comandar a casa.

ALÔ, FLORES! – Hoje, chegou a vez de Flores, no Sertão do Pajeú, receber meus livros Perto do coração e Reféns da seca. A noite de autógrafos será na Câmara de Vereadores, às 19 horas. Na próxima segunda-feira estarei em Timbaúba, também na Câmara de Vereadores, no mesmo horário. Em ambas as etapas, faço antes uma palestra sobre a conjuntura nacional.

Perguntar não ofende – Lula não sabia de nada sobre a roubalheira na Petrobras, como disse na Globo News? 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More