RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

FHC NÃO TINHA POR QUE MENTIR PARA A HISTÓRIA

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Em respeito à memória do avô, Miguel, a vereadora Marília Arraes decidiu questionar trechos de declarações feitas pelo ex-presidente FHC sobre o suposto apoio dele, então governador de Pernambuco, à emenda da reeleição. As declarações estão contidas no primeiro volume dos “Diários da Presidência (1995-1996)” que o então presidente registrou num gravador para que as futuras gerações tomassem conhecimento de como funcionava o governo “por dentro”. 

Segundo ele, Arraes o procurou em 97 para dizer que o PSB iria apoiar a reeleição. Estava chateado com o PT e achava perigoso àquela altura do processo entregar o país a qualquer um. A vereadora acha improvável que o avô tenha dito aquilo porque o governo dele foi altamente boicotado pelo de FHC, porém uma coisa não invalida a outra. A emenda foi aprovada pelo Congresso em 1997 e o boicote, comandado pelo PFL local, só teve início no ano seguinte.

Caso ainda nebuloso

Até hoje não se sabe ao certo se houve ou não compra de votos na Câmara Federal, em 1997, para a aprovação da emenda da reeleição. A emenda, de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), permitiu que o presidente da República, os governadores e os prefeitos pudessem ser reeleitos sem necessidade de desincompatibilização. FHC nega envolvimento na suposta “compra”, que teria sido feita, à revelia dele, pelo então ministro Sérgio Motta (Comunicações).

Direita – Desde que Dilma Rousseff caiu em desgraça, há um segmento importante na sociedade torcendo pelo surgimento de um candidato “de direita” na eleição presidencial de 2018. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que está no Recife, poderá ser este candidato. Ele foi o campeão de votos no RJ à Câmara Federal defendendo o ideário dos “revolucionários” de 64.

Troca – A representação do TCE/Ministério Público ao Tribunal de Justiça pedindo intervenção em Gravatá não está mais com o desembargador Ricardo Paes Barreto e sim com Eurico Filho.

Campus – Fernando Filho e Gonzaga Patriota, ambos do PSB, propuseram na Câmara Federal que o campus da Universidade Federal do São Francisco passa a se chamar “Osvaldo Coelho”.

Mortes – A eterna disputa que Pernambuco trava com o Ceará na região Nordeste se dá também no número de assassinados. Aqui foram 377 homicídios no mês de outubro e, lá, 342.

Força – Sob a presidência do vice-governador Raul Henry , o PMDB continua se expandido pelo interior do Estado e deverá disputar as prefeituras de pelo menos 40 municípios. Sua mais recente aquisição foi o empresário Altair Júnior, que será o candidato do partido à prefeitura de Palmares. O prefeito João Bezerra (PSB) irá à reeleição.

Sonho – O empresário Marcos Sampaio, que é natural de Serrita mas está radicado no Recife há muitos anos, filiou-se ao PSDB para se candidatar a prefeito de lá no próximo ano. Ele é parente do lendário coronel Chico Romão Sampaio e planeja derrotar o candidato do prefeito (já reeleito) Carlos Cecílio (PSD), que ainda não se sabe quem será.

Palestra – Joaquim Francisco (PSDB) escolheu para tema da palestra que fará hoje à tarde na Universidade Maurício de Nassau a Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi o relator na Câmara Federal. Trata-se, diz ele, de uma “lei que pegou”. Obrigou os gestores a colocar em ordem as contas públicas e a não gastar mais do que arrecadam. Contudo, por já ter completado 15 anos, há quem entenda no Congresso que ela precisa de uma revisão.

Sangue – Sobrinho do ex-governador Roberto Magalhães, o ex-vereador Sérgio Magalhães disse ontem na Câmara Municipal do Recife que só não disputará a prefeitura no próximo ano se o ministro Armando Monteiro for candidato. “Contra Armando eu não disputo, pois além de ser o maior líder da oposição em Pernambuco é neto de Agamenon que era meu tio avô”, garantiu Sérgio Magalhães, presidente do PMN em Pernambuco.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More