RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EM PERNAMBUCO, CAMPANHA ALERTA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Depois do Outubro Rosa, momento em que vários monumentos são iluminados na cor rosa para lembrar à população feminina sobre a realização da mamografia, mais uma campanha acontece para mostrar que a prevenção é uma aliada de quem luta contra o câncer.  

De acordo com o urologista do HCP, Rômulo
Vasconcelos, existem tratamentos
Desta vez, para alertar os homens sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata, foi criado o Novembro Azul. Em Pernambuco, como parte da mobilização, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), localizado no bairro de Santo A­ma­­ro, área Central do Recife, preparou um ciclo de palestras so­bre o tema.

A próstata é uma glândula que se localiza exclusivamente no trato genital masculino, abaixo da bexiga, responsável pela produção de uma parte do conteúdo que compõe o esperma. Existem três alterações que podem trazer problemas à glândula, interferindo tanto na parte genital quanto urinária do homem, que são as infecções, a hiperplasia prostática benigna e, por fim, o câncer de próstata, segundo tipo mais comum na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

A prevenção da doença é feita através de dois exames, sendo um deles o toque retal e o outro de sangue, para detectar a presença, ou não, do PSA (antígeno prostático específico). Ambos devem ser feitos por homens a partir dos 45 anos, acompanhados por um médico urologista. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para 2012 estima-se 60.180 novos casos. Em 2010, 12.778 morreram em decorrência da doença.

De acordo com o urologista do HCP, Rômulo Vasconcelos, o câncer de próstata é um nódulo maligno que pode crescer, causar sangramento e invadir a bexiga e os ureteres, modificando o funcionamento perfeito desses órgãos. “Quanto mais precocemente o diagnóstico for feito, maior as alternativas de tratamento e as chances de cura. Os dois exames são bons para diagnosticar a doença, mas ele só é finalizado depois que é feita a biópsia no tumor”, explicou o médico. 

Segundo ele, quando no estágio inicial, as opções de tratamento são a cirurgia e a radioterapia. Já nos casos mais avançados, fora as duas opções anteriores, a hormonioterapia, que é a diminuição de hormônios, também é indicada. Ainda conforme ele, o fator genético, tabagismo, ingestão alcoólica e de alimentos gordurosos são fatores de risco que aumentam a incidência desse tipo de câncer.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More