RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 24 de novembro de 2012

FOME, SEDE E FILA

Programas sociais de emergência, como Bolsa Estiagem, Garantia Safra e Chapéu de Palha têm constituído uma espécie de tábua de salvação para os sertanejos que sofrem com a maior estiagem dos últimos 50 anos. 

Segundo dados de um relatório do Governo do Estado, enviado ao blog pelo secretário de Agricultura Ranilson Ramos, o Bolsa Estiagem beneficia 86.792 famílias, enquanto o Garantia Safra assiste 102 mil, ambos do Governo Federal. No âmbito estadual, o Chapéu de Palha (reedição do programa histórico de Miguel Arraes, avô de Eduardo), mais abrangente, cobre 182 mil famílias.

Para quem tem fome e sede, pequenos valores (a parcela do Chapéu de Palha, por exemplo, é de R$ 70) podem ser de grande ajuda. Desde que cheguem às mãos da população. Não é o caso em São José do Egito, como registrou a pena afiada do blogueiro ontem. No município do Sertão do Pajeú, credenciados relataram mais de dez horas de espera, muitos embaixo do sol inclemente, para receber parcelas do Bolsa Estiagem e do até do Bolsa Família - que não vieram.

Até o fechamento da reportagem, ontem, a Caixa e o Banco do Brasil, responsáveis pelos pagamentos, não se pronunciaram. As informações, extraoficiais, eram de que simplesmente não havia dinheiro suficiente em caixa. Pouco antes, o blogueiro teve notícia de que alguns locais chegaram a trocar tapas na fila para abastecer baldes.

Pelo menos ontem, a tábua de salvação dos sertanejos virou um golpe de misericórdia. Sem água, sem comida e sem Bolsa Família, os egipcienses não podem esperar que o dinheiro caia do céu. Afinal, naquela terra, nenhum pingo cai mais.

De fato, dinheiro não cai do céu. O problema é que, do céu do sertão, nem água cai mais.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More