RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

JORNAIS ENGOLIDOS PELA WEB

O que antes era uma mudança lenta e gradual ganhou velocidade de um jato. Refiro-me à chamada revolução digital, que mudou os hábitos dos brasileiros e o conceito da informação. Em apenas cinco anos, os brasileiros com acesso à internet pularam de 32 milhões para 78 milhões.  

Em Pernambuco, como canal de informação a web só perde, hoje, para a televisão, tendo deixado para trás, bem distante mesmo, o rádio e os jornais impressos. Este blog está de posse de uma pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, sobre os hábitos de consumo de mídia no Estado.

Os números impressionam e atestam que os veículos impressos enfrentam uma grande agonia, num processo de falência que parece irreversível. A televisão continua sendo o meio de comunicação mais poderoso.

Segundo o levantamento, 70,3% dos entrevistados disseram que acompanham o noticiário pela TV. Depois da televisão, a internet mostra a sua face poderosa. Já é em Pernambuco o segundo maior canal de informação para 18,2% da população.

Como mídia, portanto, só está abaixo da TV. O rádio vem em terceiro lugar com 7,4% e os jornais impressos continuam como fonte de notícias para apenas 1,9% da população, sobrepondo-se apenas às revistas, com 0,5% das citações.

O Instituto Opinião ouviu duas mil pessoas em Pernambuco entre os dias 14, 15, 16 e 17 deste mês em 80 municípios de todas as regiões. A margem de erro é de apenas 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aponta as razões da revolução digital: quase metade dos entrevistados com grau de instrução superior (44,2%) se informam pela internet. Neste universo, leitores de jornais, que antes eram predominantes, hoje são apenas 4,3%.

Entre os jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, o avanço da web como fonte de informação ainda é maior: 37,5% contra apenas 1,7% de jornal impresso. Entre os leitores com renda acima de 10 salários, 30,9% preferem a internet contra 7,4% os tradicionais jornais impressos.

Até entre os que têm renda de um salário e grau de instrução da 5ª a 8ª série, as diferenças são discrepantes – 10,5 contra 0,6%. Se somados os percentuais dos jovens (37,5%), dos que estão na faixa etária de 25 a 34 anos (23,4%).

E entre os com 35 a 44 anos (17%), os leitores que preferem se informar pela net em Pernambuco chegam a quase 80%, algo fantástico.

TV AMEAÇADA – A revista Veja também sai esta semana com números que apontam a revolução digital: 22,5 milhões de brasileiros assistem a vídeos por meio da internet mensalmente. Isso equivale a mais que a população de Minas Gerais ou a metade dos expectadores sintonizados em todas as redes de TV na noite de domingo das 20 às 22 horas. A TV tradicional não vai desaparecer, mas a popularização de novas tecnologias transforma os hábitos do espectador.

Mudança radical - No Brasil, 43% das pessoas que veem TV e navegam na internet ao mesmo tempo 29% fazem comentários durante a exibição dos programas. Nos Estados Unidos, cinco milhões de residências já dispensam o aparelho de TV, pois preferem ver a programação em computadores, tabletes e celulares.

Vídeos no tablet - No Brasil, das pessoas com acesso à internet 44% veem vídeos no laptop ou no computador; 37% no tablet, que já se impõe como um companheiro enquanto as pessoas veem TV, e 24% no celular. Tem mais: 71% cogitam pagar pela assinatura de serviço de TV sob demanda na internet, enquanto 68% se dizem propensas a pagar por canais de assinatura no You Tube.

Sertão na Frente - Por região, o Sertão do São Francisco é que tem o maior percentual de leitores que buscam notícias pela net: 26,3%, seguida da Região Metropolitana com 19,5% e o Sertão Central, Pajeú e Araripe com 19%. A Zona da Mata registra a menor taxa, de 14,8%, enquanto o Agreste tem 15,5%. Os números são do Instituto Opinião e integram a pesquisa sobre  consumo de mídia.

O furacão da crise - No rastro das mudanças de hábito impostas pela internet, os grandes jornais nacionais preparam a travessia para sumir do impresso e aderirem 100% ao online. O primeiro a tomar essa decisão foi o velho Jornal do Brasil. Na crise, o grupo Abril está fechando nove revistas, o Estadão está resumido a três cadernos e a Folha de São Paulo cortou 30% dos seus quadros da redação.

CURTAS

CANAL PRÓPRIO – De olho nos 23 milhões de brasileiros que têm costume de ver vídeos na internet, as Organizações Globo inauguraram em 2012, sem alarme, o próprio portal por assinatura da televisão, o Globo. TV+. Estamos, portanto, diante de uma transformação só comparável ao impacto das primeiras transmissões de TV.

PELAS REDES – A força da internet ficou patente, mais uma vez, como canal mobilizador para grandes eventos. Segundo pesquisa do Datafolha, 81% dos jovens que se engajaram nas manifestações ocorridas em São Paulo na semana passada tomaram conhecimento do protesto pelas redes sociais.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More