RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 17 de março de 2015

O PROBLEMA AGORA É O PRÓXIMO PASSO

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Pelos cálculos da Polícia Militar, oito mil pessoas protestaram no Recife contra o governo de Dilma Rousseff e considerando-se o país todo, 1,7 milhão. Os protestos não foram liderados por partidos de oposição, o que por um lado é bom e por outro também é ruim. O lado bom é que não houve espaço nos protestos para políticos carreiristas pegarem carona no sucesso do movimento, tal qual ocorreu em São Paulo com o deputado federal Paulinho da Força, que queria discursar num trio elétrico em defesa do “impeachment” da presidente, mas foi impedido. 

E o lado ruim é que é um protesto daquele tamanho, sem a oposição no meio, tende a ser apenas um protesto, sem consequência política alguma. O mais preocupante, no entanto, é que ninguém sabe qual será o próximo passo para tirar o Brasil da crise. A defesa do “impeachment” não é a solução e muito menos o “pacote anticorrupção” que Dilma está enviando ao Congresso.

Os três pilares da mudança

Se o Congresso está de fato interessado em fazer uma reforma política para melhorar o nosso sistema eleitoral, bastaria aprovar três coisas: o voto distrital (puro ou misto) para aproximar o eleitor do eleito, e vice versa; uma cláusula de barreira para enxugar o quadro partidário e inibir a criação de partidos sem representatividade; e um sistema misto de financiamento (público e privado) das campanhas eleitorais. Qualquer reforma que não inclua esses pontos é perfumaria.

Junção – Do ex-deputado Severino Ninho, que será o candidato do PSB à prefeitura de Igarassu em 2016 sobre os protestos contra Dilma Rousseff: “Se a presidente ouvisse a voz das ruas, dava logo uma enxugada no ministério. Não tem sentido, por exemplo, Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos, da Mulher e da Igualdade Racial. Poderia estar tudo numa pasta só”.

Almoço – 18 dos 39 vereadores do Recife foram ao almoço que Marcos de Bria (PTdoB) ofereceu sábado, em Itamaracá, ao prefeito Geraldo Júlio. Uma ausência notada foi a de Marco Aurélio (SD).

Meta – O PV fará dois seminários em abril, em Pernambuco, visando às eleições de 2016: um em Belo Jardim (dia 11) e outro em Escada (dia 25). A meta é eleger cinco prefeitos e 40 vereadores.

Contas – Pelas contas de Sílvio Costa (PSC), o verdadeiro líder do governo na Câmara Federal, o público de 1,7 milhão que foi às ruas contra Dilma representa menos de 1% da população brasileira.

Concurso – Milton Coelho, secretário estadual de Administração, autorizou a UPE a realizar concurso público para o provimento de 49 vagas de professor universitário. Isso porém não resolve o problema porque só na unidade de Petrolina há um déficit de 52 professores em seis cursos.

Assessoria – Já está funcionando na Alepe a Consultoria Legislativa criada pela Lei Estadual nº 15.341/2014. O grupo é composto por 25 consultores das áreas de Direito, Economia e Políticas Públicas. A ideia é oferecer assessoria aos deputados, a exemplo do que já fazem o Senado e a Câmara Federal.

Demanda – Só nos três primeiros dias do seminário “Todos por Pernambuco” nas cidades de Araripina, Petrolina e Salgueiro foram anotadas três mil demandas das lideranças políticas da região. Considerando-se que o seminário ainda vai percorrer mais nove cidades, teremos ao final cerca de 12 mil pedidos que não vão caber no Orçamento do Estado, ainda que fosse 10 vezes maior.

Arena – Esclarece a direção da Arena Pernambuco desconhecer o “aditivo” de R$ 142 milhões que estaria sendo cobrado ao Governo do Estado por “serviços extras” realizados em 2013 para que o estádio ficasse pronto para a Copa das Confederações. O reajuste foi acordado no ano dos jogos e a Procuradoria Geral do Estado propôs dividi-lo em 10 parcelas. João Lyra Neto é que não deu o aval.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More