RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 31 de março de 2015

TRADIÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM ATRAI COMERCIANTES DO NORDESTE

Com informações do G1 CARUARU -

O aumento do fluxo de turistas durante o período da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém reflete diretamente na economia da região de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. A tradição de quase 50 anos reúne atualmente cerca de 70 mil espectadores e, para atendê-los, também atrai comerciantes de vários estados do Nordeste.

Há quem faça do evento uma oportunidade até para a tradição econômica familiar. Pipoqueiro desde 1979, Nilson Bonfim, de 53 anos, introduziu filhos e sobrinhos na atividade de vender o produto no local. “Tudo começou com meu avô. Trabalhamos com isso por causa dele, mas foi meu tio quem nos trouxe para cá. Isso já faz 10 anos”, fala Williams da Silva, 26. Para a maioria, esta é a única fonte de sustento, como Williams,  que está desempregado.

Explicando como é a vida de vendedor de pipoca, Nilson conta que aproveitam esse período para tentar aumentar a renda doméstica. “É uma batalha, sabe? A gente vem de Recife, pagamos para transportar nossos carrinhos, dormimos na casa de conhecidos, mas é o jeito que achamos para ganhar um dinheirinho a mais”, relata.

Plínio de Oliveira, 28 anos, e a esposa, Janaína Lima, 27, comentam que lucram em 10 dias de feira o que levam três meses para vender na cidade onde moram, Bezerros. “Tiramos de cinco a seis mil fácil”, solta Plínio. O casal comercializa artigos religiosos no primeiro estande montado do lado de fora deste que é considerado o maior teatro a céu aberto do mundo.

João Ferreira, de 44 anos, veio de Campina Grande (PB) somente para a Semana Santa de Fazenda Nova.  Acostumado a viajar expondo as mercadorias, o fabricante de sandálias de couro colocou a atração no mapa há três anos e diz não se arrepender. “Das mil peças que trouxe, devo voltar só com metade para casa. Aproveito até para fazer ponta de estoque e despachar aquelas que nunca compram”, brinca.


Porém, nem todos estão conseguindo lucrar. Doze anos participando da feira, Carlos Antônio da Silva, 43 anos, também de Campina Grande, reclama que está difícil. “Água cara, energia cara. Pagaremos R$ 500 de energia só por esta semana”, desabafa. Dentro do estande, o comerciante trouxe e montou uma complexa estrutura com direito a dois quartos, cozinha e à própria lanchonete para vender, já numa tentativa de corte de gastos.

Cidade-teatro
O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade-teatro com mais de 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu os últimos dias de vida. É cercada por um muro de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada. No interior, nove palcos reproduzem cenários naturais, arruados e palácios, além de um templo.

Fotos: Thays Estarque/ G1

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More