RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

AGRESTE DE PE REGISTRA MAIS DE 90 TREMORES DE TERRA EM UM INTERVALO DE NOVAS NESTA QUINTA (25)

Com informações do G1 CARUARU -

Entre as 0h e as 9h desta quinta-feira (25) ocorreram mais de 92 abalos sísmicos no Agreste de Pernambuco. A informação é do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "O de maior intensidade aconteceu durante a madrugada, entre São Caetano e Caruaru, com o epicentro no primeiro município. O tremor foi de 2.0 de magnitude", informou ao G1 o sismólogo Eduardo Menezes.

Desde as 12h20 da terça-feira (23) até às 9h desta quinta (25), 400 tremores foram registrados na região, também de acordo com informações do LabSis. Já na tarde desta quinta ocorreu um abalo sísmico de mais de 2.3 de magnitude entre São Caetano e Caruaru.

O LabSis registrou na região um abalo de 3.8 de magnitude na terça (23). O fenômeno atingiu um raio de 50 quilômetros. Técnicos do laboratório estiveram em São Caetano para encontrar um lugar mais aproximado do epicentro do tremor. Localidades da zona rural do município foram visitadas e moradores entrevistados. A equipe deve monitorar a área devido ao alto número de abalos que ocorreram.

Moradores de outras cidades relataram em redes sociais que também sentiram os abalos: Toritama, Agrestina, Riacho das Almas, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e Camocim de São Félix, no Agreste; além de Catende, Água Preta, Belém de Maria e Palmares, na Mata Sul.

'Balançou tudo'
A agricultora Janaína Maria da Conceição Santos, de 21 anos, mora em uma das comunidades próximas ao epicentro. "Eu me agarrei nos meninos. Só vi as telhas balançando. Balançou tudo mesmo, até as paredes tremeram, parecia que estavam dançando. Dançou tudo", relatou ao G1 durante a visita da equipe do LabSis na quarta-feira (23).

Segundo o sismólogo Eduardo Menezes, não há como prever um tremor. "O que se pode fazer é um acompanhamento, até mesmo da evolução temporal. São eventos que acontecem durante um determinado período, com frequência pequena. Pode ter evento de magnitudes maiores como também pode ter período de vários eventos de pequena intensidade".

Nenhuma ocorrência
A Polícia Militar e a Prefeitura de São Caetano informaram ao G1 que não atenderam nenhuma ocorrência grave. O G1 também entrou em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Caruaru. De acordo com eles, não houve nenhum registro grave no município e nas cidades vizinhas.

Causa dos tremores
O sismólogo Eduardo Menezes esclareceu ao G1 que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares [os abalos] são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", explicou.

Foto: Divulgação/ LabSis/UFRN

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More