RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COM PM EM GREVE, BAHIA VIVE DIA DE ASSASSINATOS E SAQUES A LOJAS

Com os policiais militares em greve há três dias, a Bahia sofre com a onda de violência, que atinge principalmente a região metropolitana de Salvador. Nesta sexta-feira, foram registrados 17 assassinatos e duas tentativas de homicídio em apenas cinco horas, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado. 

Neste mesmo dia, na semana passada, foram 13 mortes em 24 horas. Cinco lojas da Cesta do Povo, rede de supermercado controlada pelo governo estadual, foram assaltadas entre esta quinta e esta sexta-feira em Salvador. Os crimes aconteceram nos bairros da Liberdade, Caixa D′água, Ogunjá, Mata Escura e Pirajá. Nesses dois últimos bairros, os bandidos levaram todos os produtos e equipamentos.

A situação em Mata Escura é de insegurança em todo o bairro. O comércio não abriu nesta manhã e delinquentes estão jogando pedras nos veículos que circulam na região, na tentativa de roubar alguns pertences.

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito, considerou ilegal o movimento grevista, de PMs ligados à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA). O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, confirmou nesta sexta-feira que 10 mil PMs aderiram à greve por tempo indeterminado, o que representa um terço do efetivo da corporação.

Diante da situação, o Ministério da Defesa informou que vai dobrar o número de homens da Força Nacional para ajudar a reforçar o policiamento e a conter a onda de violência na Bahia. Segundo o ministério, 1.250 homens já foram enviados à capital e outros 1.350 começam a chegar ainda nesta sexta-feira, totalizando 2.600 militares. O governo federal também está disponibilizando quatro helicópteros.

Caso seja necessário, o Ministério da Defesa informou que outros 4 mil militares da 10ª Região Militar de Fortaleza (CE ) poderão der acionados para reforçar a segurança na Bahia.

Governador fará pronunciamento na TV
As notícias sobre a sensação de insegurança fizeram com que o governador Jaques Wagner decidisse falar nesta sexta-feira, às 20h, em cadeia regional de rádio e TV. Segundo informações da Secretaria de Comunicação, o governo vai reafirmar que o governo da Bahia está adotando todas as providências para assegurar a segurança e a tranquilidade da população.

Segundo a secretaria, o governador coordena, ao longo do dia, as ações que vêm sendo tomadas pela Secretaria de Segurança Pública para por fim ao movimento de parcela da Polícia Militar.

Salvador pode ficar sem ônibus a partir das 18h
Os ônibus do transporte coletivo de Salvador e Região Metropolitana podem parar a partir das 18h desta sexta-feira, caso o clima de tensão na cidade continue por conta da greve da Polícia Militar da Bahia. A informação foi passada pelo Sindicato dos Rodoviários para que a população usuária do sistema de ônibus possa antecipar a volta para casa.

O presidente do sindicato, Manoel Machado, disse que, nesta quinta, as empresas mantiveram as linhas até mais tarde para que a população não fosse pega de surpresa.

"Ontem foram retirados de circulação apenas as linhas de pernoite, que costumam rodar a partir das 22h. Hoje não arriscaremos e por isso estamos avisando com antecedência, para que a população se organize", disse.

Sobre recolhimento da frota de ônibus urbanos, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) enviou uma nota oficial informando que "é contrário a qualquer ato que implique na interrupção do serviço e que confia no bom senso dos operadores no sentido de garantir o direito de ir e vir da população".

O Setps informou ainda que qualquer determinação sobre aumento, redução ou recolhimento de frota é uma atribuição da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador).

Reforço da Força Nacional faz parte de pacote de medidas
O secretário de Segurança da Bahia, Maurício Barbosa, disse na quinta-feira que o reforço no policiamento integra um pacote de medidas para a restauração da sensação de segurança. Ele se reúne nesta sexta-feira com representantes de associações de policiais para discutir o assunto.
"Não negociamos sob coação", disse Barbosa, em entrevista coletiva.

O procurador-geral do estado, Ruy Moraes, disse que, se a Aspra não suspender o movimento, será cobrada multa de R$ 80 mil por dia de paralisação. A decisão judicial está em vigor e foi comunicada quinta-feira à associação.

Informações: Agência O Globo

Comente com o Facebook:

1 comentários:

vai acontecer coisas piores se o governo não resolver o problema dos POliciais da Bahia. Por favor Politicos respeitem os seus proprios eleitores, paguem de vez o salário justo dos Policiais.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More