Presidente fez analogia ao crescimento alto e rápido dos tigres asiáticos. Ela exaltou investimentos do governador e aliado político Eduardo Campos.
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (28), durante solenidade no Recife, que o Brasil tem "uma onça nordestina", em analogia ao crescimento econômico dos chamados tigres asiáticos - grupo países que se destacou, desde a década de 80, pelo crescimento alto e repentino de suas economias.
Ela exaltou parcerias e investimentos do governador do estado e aliado político Eduardo Campos (PSB) com o governo federal e atribuiu a ele e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - muito aplaudido - os esforços para o que classificou como forte crescimento da economia local.
"No passado, o Brasil crescia só no Sul e no Sudeste. Essa era a realidade do país. [...] O que houve de alteração fundamental desde 2003 foi esse poder de crescimento [no Nordeste] que não excluía as pessoas", disse. "Nós temos aqui uma onça nordestina; não é bem um tigre asiático, mas é uma onça nordestina."
Aplaudida, a presidente participou de solenidade de entrega de chaves do programa Minha Casa, Minha Vida. Em viagem ao Recife, inaugurou o Conjunto Habitacional da Via Mangue, parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Os investimentos do governo federal na obras são da ordem de R$ 48 milhões.
As autoridades presentes na cerimônia chegaram a tentar apartar um princípio de confusão. Pessoas que acompanhavam a solenidade queixaram-se de choques vindos de um cabo que fazia conexão com o palco onde ficavam a presidente, ministros e demais convidados.
Informações: G1 PE
Comente com o Facebook: