RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EM PERNAMBUCO, GRÁVIDA FOI OBRIGADA A PEREGRINAR POR 8 DIAS

Ilustração
A pernambucana Islane Talita Messias de Lima, de 20 anos, é um exemplo recente dos problemas apontados pela pesquisa da Fiocruz. Ela começou a sentir dores em 6 de fevereiro e teve o bebê Tales Thiago de Souza Lima oito dias depois, após peregrinar por cinco maternidades entre Recife e Olinda. Foi encaminhada para a sala de parto na sexta instituição à qual acorreu e só não tem queixas do atendimento prestado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e no Tricentenário, onde na última quarta-feira se recuperava do parto do dia anterior. Para a avó de Tales, a servidora pública Lindineves Messias dos Santos, de 44, o neto poderia até ter outro nome: "Rodízio de Hospital", ironizou. 

Lindineves acompanhou de perto o sofrimento da filha, que no ano passado enfrentou um aborto, depois de receber tratamento inadequado em instituições públicas. Apesar das hemorragias constantes, era medicada apenas com Dipirona e Buscopan e perdeu o bebê meia hora depois de ter saído de um hospital onde não diagnosticaram sua gravidez. Na segunda gestação, teve acompanhamento pré-natal. Quando sentiu as primeiras dores, acorreu ao posto de saúde do bairro da Mangueira e de lá foi encaminhada para um hospital: 
"Procurei a Maternidade Bandeira Filho, mas lá só havia três médicos. Dois estavam fazendo partos e um terceiro não passava bem. Quando terminaram, atenderam primeiro o colega, que então passou a examinar as mulheres", relembrou Islane, que chegou de manhã no hospital e só saiu às cinco da tarde, depois de saber que estava com dilatação de dois centímetros. 

No dia seguinte, ela procurou a maternidade do Hospital das Clínicas, da UFPE: 
"Cheguei lá às 7h e às 8h estava sendo atendida. Os médicos foram atenciosos, mas não tinha leitos disponíveis. Na quarta, retornei à Maternidade Bandeira Filho. Minha avó brigou com a doutora e me levou para o Hospital Barão de Lucena. O médico me mostrou uma mulher gritando e disse: dor de parir é isso daí. E me mandou para casa, dizendo que o HBL só atende gravidez de risco e que eu só tinha dois centímetros de dilatação".  

No sábado, 11, foi de novo para o HC-UFPE: 
"O atendimento foi bom, e os médicos atenciosos. Disseram que eu tinha três centímetros de dilatação, mas que não havia leitos. E me orientaram a retornar ao hospital, atrás de vaga, se aparecesse sangue na secreção (vaginal). Resolvi esperar até a terça, quando voltei ao HC. Deram bom atendimento, fizeram minha ficha, mas não tinha leito. E eu já estava com quatro centímetros de dilatação".  

No HC, os médicos advertiram que ela não tinha mais como ficar em casa, já que o bebê não poderia esperar até a terça-feira. Ela ainda foi para duas maternidades, até ser encaminhada para o hospital Tricentenário, em Olinda, onde o bebê nasceu, finalmente, na terça-feira. Mãe e filho passam bem. 

O Tricentenário tem 42 leitos para gestantes e se orgulha de ser a única maternidade pública do estado com equipes completas 24 horas por dia. Só este ano, foram 827 partos. O hospital é filantrópico e mantido pelo SUS, com repasses feitos via prefeitura. É a única maternidade pública da cidade.

Informações: Agência O Globo

Comente com o Facebook:

1 comentários:

É SAÚDE DE PERNAMBUCO VIVENDO UM VERDADEIRO CAOS E O "CORONEL" DO ESTADO COM APROVAÇÃO QUASE DE 100%. VAI ENTENDER. FALO DO GOVERNADOR SEM OPOSIÇÃO EDUARDO CAMPOS, POIS ATÉ JARBAS ELE QUER AO LADO DELE COMO NOS VELHOS TEMPOS DO SEU AVÔ ARRARES.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More