RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EM PERNAMBUCO, REDE ESTADUAL DE ENSINO AINDA DISPÕE DE 47 MIL VAGAS

Foto: TV GLOBO
Mesmo após o período oficial de matrículas, há vagas para todos os níveis. Secretário diz que ausência de alunos é maior nas escolas das áreas rurais.

As aulas da rede estadual de ensino começaram na última sexta-feira (3) em Pernambuco. Porém, em algumas escolas, nem parece que o ano letivo, de fato, iniciou. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, existem 47 mil vagas sobrando no estado. O secretário de Educação, Anderson Gomes, não tem uma explicação precisa do motivo para haver tantas vagas em aberto. Porém, ele garante que as escolas continuam à espera de quem quiser se matricular. “Temos vagas em todos os níveis, mesmo tendo encerrado a matrícula pelo telefone e pela internet. Quem não tiver feito matrícula pode ir à escola mais próxima, ver se tem vaga. Se tiver, a escola está autorizada a matricular o estudante”, afirma Gomes.

O secretário diz ainda que, no interior do estado, a ausência de alunos é maior nas escolas das áreas rurais. “Para os estudantes que estão nas regiões distantes da cidade, existem as escolas na Zona Rural. Eles devem procurar essas escolas, onde temos o sistema de transporte em colaboração com os municípios, de forma que todos devem procurar uma escola para se matricular”, explicou Gomes.

Na Escola Estadual Waldemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, funcionárias que deveriam estar se dedicando à organização da secretaria, ainda têm que receber os que tentam se matricular. Na unidade, estão sobrando 23 vagas do ensino médio. A direção afirma que o ano letivo dos alunos que chegarem por último não será prejudicado.

“Nesse começo, eles vão conhecer os professores, que precisam fazer um conhecimento prévio que o aluno tem para começar realmente a inserir o conteúdo maior da unidade”, explica a secretária da escola, Rosângela Dias.

Alex André Gomes da Silva disse que só pôde fazer a matrícula na terça-feira (7) porque a antiga escola ainda não liberou os documentos para transferência. Ele conseguiu reservar uma vaga com uma documentação provisória. “Disseram que é norma da escola. Eles só vão entregar com um mês ou dois meses. A provisória não serve para fazer a matrícula. A escola prefere a transferência”, relatou.

Se o estudante não tivesse feito a matrícula mesmo sem o documento, teria perdido a vaga na escola. “Ele iria perder a vaga porque outro entrava no lugar dele. E não há mais vaga à noite”, destacou a assistente educacional, Maria das Dores de Araújo.

Quem ainda vai fazer a matrícula, deve levar Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, cópia da documentação dos pais e o documento original de transferência fornecido pela antiga escola.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More