RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A PARTIR DE 10 DE DEZEMBRO, ATENDIMENTO NO DETRAN-PE SÓ COM AGENDAMENTO PELA INTERNET

Com informações do DETRAN-PE -

Os cidadãos que precisarem comparecer ao DETRAN-PE, depois do dia 10 de dezembro, para resolver assuntos relativos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Veículos deverão antes agendar dia, hora e local de atendimento, exclusivamente através do site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br

A exceção fica por conta da entrega de documentos: quem for buscar documentos no DETRAN, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (1ª ou 2ª via) e de documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) pode vir ao DETRAN sem agendamento prévio. 

Estarão disponíveis, a partir de amanhã, dia 2, na base de dados do Órgão, vagas para todo o mês de dezembro. A disponibilidade de vagas é gerada em fluxo contínuo com base em estudos das variações diária e mensal da média de atendimentos.

Existem três tipos de serviços do DETRAN-PE:

  1. Aqueles que podem ser realizados totalmente pela Internet. É o caso dos serviços de emissão da CNH definitiva (após o primeiro ano de habilitação do condutor, obedecendo as normas de conduta previstas pela legislação de trânsito) 2ª via da CNH e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para estes serviços, o usuário pode fazer tudo online, o que inclui a emissão de boletos para pagamentos de taxas. No final, o cidadão só precisa comparecer à unidade do DETRAN, informada durante o preenchimento do formulário de abertura de serviço, para pegar sua CNH.
  2. Aqueles que podem ser realizados em parte através da Internet e em parte presencialmente. É o caso de serviços como Renovação da CNH, Mudança e Adição de Categoria da CNH. Nesses casos, o usuário pode informar seus dados e emitir os boletos de pagamento de taxas pela Internet, só precisando comparecer ao DETRAN para coleta de impressões digitais e fotografia ou comparecer a uma clínica credenciada para avaliação médica e/ou psicológica. Mas, estas etapas presenciais obrigatórias por Lei, podem ser agendadas pela Internet. Nesse caso, o agendamento está incorporado ao formulário de abertura do serviço online.
  3. Serviços que requerem a presença do cidadão para atendimento presencial. Para estes casos, o cidadão pode agendar, pelo site do DETRAN, dia, hora e local do atendimento.

IMPORTANTE: As pessoas que agendarem sua vinda ao DETRAN devem chegar com 15 minutos de antecedência, portando documentos de identificação atualizados e legíveis, além do comprovante impresso do agendamento.

Atenção para a Vistoria Veicular:

O DETRAN oferece por volta de 30 tipos de atendimento na área de Veículos. Destes, 15 exigem que o cidadão apresente um comprovante de vistoria veicular, como, por exemplo:
  • Autorização para placas, lacres e/ou resselagem
  • Baixa ou Inclusão de gravame
  • Baixa de veículo
  • Alteração de características do veículo
  • Segunda Via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), popularmente conhecido como recibo

Transferência de Propriedade
A vistoria veicular pode ser feita em mais de 60 unidades do DETRAN espalhadas por todo o Estado. Mas, é importante lembrar que para realizar a vistoria também é obrigatório o agendamento online.

Confira o passo a passo para o atendimento dos principais serviços do DETRAN a partir do próximo dia 10 de dezembro:

ÁREA DE HABILITAÇÃO

Atendimento para Primeira Habilitação
  1. Agende online o atendimento presencial
  2. Compareça ao DETRAN para dar entrada no processo

Serviços de Renovação de CNH, Mudança e/ou Adição de Categoria da CNH
  1. Abra o serviço pela Internet, preenchendo formulário online e emitindo boleto de pagamento das taxas
  2. Compareça às etapas presenciais obrigatórias da biometria (coleta eletrônica de digitais), fotografia e exames médico e/ou psicológico. Estas etapas presenciais podem ser agendadas no ato de preenchimento do formulário online de abertura do serviço, disponível no site do DETRAN.


Serviços de CNH Definitiva, 2ª via de CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID)

  1. Abra o serviço pela Internet, preenchendo formulário online e emitindo boleto de pagamento das taxas
  2. Compareça ao DETRAN somente para pegar a CNH


ÁREA DE VEÍCULOS

A maioria dos serviços exigem o comprovante de vistoria. Nesses casos, é preciso fazer dois agendamentos:
  1. Primeiro deve-se fazer o Agendamento da Vistoria
  2. Após ter realizado a vistoria veicular, o cidadão deve fazer o agendamento no link “Serviços de Veículos”

IMPORTANTE: Mesmo agendando o atendimento de veículos, o cidadão não poderá realizá-lo sem ter passado pela vistoria veicular quando assim for exigido pelo DETRAN.

Nos demais casos de atendimento veicular, o usuário deverá somente agendar o comparecimento ao DETRAN.

Agendamento de Retorno - Existem fatores que podem dificultar que o cidadão solucione sua demanda em um único atendimento, principalmente na área de Veículos, que muitas vezes depende da emissão de documentos por instituições bancárias e outros órgãos públicos. Pensando no conforto do cidadão, nesses casos, o atendente poderá agendar o retorno do cidadão no dia, horário e local de preferência do usuário.

Números - Para se ter uma dimensão quantitativa, em 2013, o DETRAN-PE realizou em todo o Estado, na área de Veículos, aproximadamente 1,7 milhão de atendimentos. E, até agosto de 2014, este número já havia atingido 1,3 milhão de atendimentos, sendo os serviços mais procurados os de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), transferência de propriedade veicular e primeiro emplacamento que, juntos, somam cerca de 850 mil atendimentos.

Na área de Habilitação de Condutores, o DETRAN realizou, em 2013, mais de 600 mil atendimentos em todo o Estado. Entre janeiro e agosto de 2014, esse número ultrapassou 400 mil atendimentos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More