RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

GOVERNO DE EDUARDO CAMPOS TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Encerra-se hoje a passagem de João Lyra Neto pelo Governo do Estado de Pernambuco. Como ele próprio declarou antes de assumir o cargo, não seria um governo de cara própria e sim a continuidade da gestão do governador Eduardo Campos. Sua missão à frente do Palácio das Princesas, portanto, foi continuar o que já estava iniciado e fazer o ajuste necessário para que o Estado fechasse as suas contas sem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Além disso, sua passagem pelo governo coincidiu com o rompimento do seu antecessor com a presidente Dilma Rousseff, que se não chegou a penalizar o Estado por conta desse cisma também não manifestou a mesma boa vontade para liberar novos recursos. João Lyra Neto, pelo que se sabe, não tem projeto político imediato salvo a eleição da filha, Raquel, para a prefeitura de Caruaru em 2016. Mas pode ser um dos candidatos a senador pelo PSB (serão duas vagas) nas eleições de 2018.

Os acertos de Dilma

Dilma Rousseff pode até não estar fazendo o que prometeu na campanha eleitoral, mas muito do que fez até agora está no caminho certo. Exemplos? Colocar Armando Monteiro no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Kátia Abreu na Agricultura, Joaquim Levy na Fazenda e Nélson Barbosa no Planejamento. Não interessa se essas pessoas são de “direita”, de “esquerda” ou de “centro”. E sim o fato de serem as pessoas certas para os lugares certos.

Regras – Com algum atraso, Dilma anunciou uma série de medidas para tornar mais rígidas as regras do seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio doença. Foi apenas o começo da inevitável reforma previdenciária, sem a qual daqui a 20 anos o Brasil estará no fundo do poço. Essa reforma é mais urgente que a “política” e o próprio Congresso sabe disto.

Pensão – Apenas Marco Maciel e José Ramos recebem pensão especial como ex-governadores. Mas também a recebiam Barbosa Lima Sobrinho (até 2000) e Cid Sampaio (até 2010).

Convite – Informa Rubens Júnior, chefe de gabinete de João Lyra Neto, que todos os ex-governadores de Pernambuco foram convidados, por e-mail, para a posse de Paulo Câmara.

Atraso - Pernambuco ainda pena para concluir as Adutores do Pajeú e do Agreste, ao passo que Sergipe tem 5 mil km de adutoras construídas só na gestão do governador João Alves Filho.

Link – À frente da Secretaria dos Transportes, o deputado Sebastião Oliveira (foto) terá diálogo fácil com o futuro ministro da pasta, Antônio Carlos Rodrigues, que é o presidente de fato do seu partido (PR) e sempre teve boa relação com o também deputado Inocêncio Oliveira.

Drogas – O governador eleito Camilo Santana (CE) criou a Secretaria de Combate às Drogas e convidou para comandá-la a empresária Nicolle Barbosa, que era a candidata preferencial de Eduardo Campos a governadora e acabou sendo substituída pela deputada Eliane Novaes.

Divisão – Como diz o deputado Sílvio Costa (PSC), não foi apenas Dilma Rousseff que montou “governo de coalizão” para ter base de apoio. Para garantir a governabilidade, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) deu a Secretaria de Justiça ao PTB, a de Agricultura ao PPS, a de Habitação ao DEM, a do Esporte ao PRB, a do Trabalho e Emprego ao Solidariedade e a do Meio Ambiente ao PV.

Alerta – Um dos primeiros atos do deputado estadual eleito, Lucas Ramos (PSB), na Assembleia Legislativa, será propor uma reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido para debater o alerta do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de que teremos nova seca no Nordeste em 2015. O jovem deputado pretende, no mandato, priorizar essa questão.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More