RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DILMA DEFINE 13 MINISTROS E UM PERFIL: ESTABILIDADE

Com informações do BR 247 -

A presidente Dilma Rousseff deu impulso ao seu novo governo, com o anúncio de 13 novos nomes do primeiro escalão que tomará posse em 1º de janeiro. Eis a lista que acaba de ser divulgada pelo Palácio do Planalto:

1 - Jacques Wagner (Defesa)
2 - Gilberto Kassab (Cidades)
3 - Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)
4 - Valdir Simão (Controladoria Geral da União)
5 - Vinicius Lajes (Turismo)
6 - Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação)
7 - Cid Gomes (Educação)
8 - Edinho Araújo (Secretaria de Portos)
9 - Eduardo Braga (Minas e Energia)
10 - Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil)
11 - George Hilton (Esporte)
12 - Kátia Abreu (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
13 - Helder Barbalho (Secretaria de Aquicultura e Pesca)

Fica claro no conjunto das escolhas que a presidente adotou a estratégia de agregar chefes partidários ou figuras de expressão em suas agremiações. É uma primeira leva que forma um ministério eminentemente político. Há surpresas, como o pemedebista paulista Edinho Araújo, na Secretaria dos Portos, e a substituição de Moreira Franco por Eliseu Padilha, na Secretaria de Aviação Civil. Os novos nomes mostram que a presidente procurou respeitar as consultas políticas feitas com o vice Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros, em nome do PMDB.

Na busca por caciques que podem fazer a diferença, com seus deputados e senadores, em votações importantes no Congresso, Dilma confirmou a presença de Gilberto Kassab, em Cidades, e contemplou Cid Gomes, do Pros, que tem o projeto de fortalecer uma frente partidária de esquerda para fortalece-la.

No PT, a presidente fixou-se, agora, no governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciado na Defesa, mas novos nomes, como o do ministro Ricardo Berzoini e do deputado Pepe Vargas, devem aparecer na próxima leva de anúncios. Uma troca foi feito com o PCdoB, mudando Aldo Rebelo do Esporte para a Ciência e Tecnologia. Dilma quer ter todo o ministério anunciado até o dia 29.

A opção da presidente foi, claramente, pela estabilidade política. Ela está procurando dar espaço a todos os partidos aliados, por meio de nomes que são de sua confiança ou tiveram forte respaldo dos comandos de seus próprias legendas. É possível, como reflexo direto, até mesmo enfraquecer a oposição parlamentar, à medida em que ela mesma ganha novos porta-vozes na defesa de sua administração.

Não dá para negar, por exemplo, que novos ministros como Wagner, Cid, Kassab e Padilha, de quatro partidos diferentes - PT, PROS, PSD e PMDB -, sempre foram bons debatedores, alternando capacidade defender seus pontos de vista e não se dobrar a adversários. Em tempos de turbulências na política e incertezas na economia, com um novo Congresso, mais hostil ao governo, se preparando para assumir, contar com políticos desse perfil ao lado será, sem dúvida, um trunfo para Dilma e a governabilidade de interesse dela e do País.

Abaixo, notícia do Blog do Planalto a respeito:

Dilma anuncia novos nomes do seu ministério

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) novos nomes do seu ministério. São eles:

Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação); Cid Gomes (Educação); Edinho Araújo (Portos); Eduardo Braga (Minas e Energia); Eliseu Padilha (Aviação Civil); George Hilton (Esporte); Gilberto Kassab (Cidades); Helder Barbalho (Pesca e Aquicultura); Jaques Wagner (Defesa); Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Nilma Lino Gomes (Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Valdir Simão (Controladoria-Geral da União); e Vinícius Laje (Turismo).

A presidenta agradeceu a dedicação dos ministros:

Celso Amorim (Defesa); Cesar Borges (Portos); Clélio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação); Edison Lobão (Minas e Energia); Eduardo Lopes (Pesca e Aquicultura); Gilberto Occhi (Cidades); Henrique Paim (Educação); Jorge Hage (CGU); Luiza Bairros (Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Moreira Franco (Aviação Civil); e Neri Geller (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A posse dos novos ministros será realizada no dia 1º de janeiro.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More