RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

DOMINGUINHOS; UM GÊNIO ILUMINADO

O Brasil perdeu Dominguinhos, o Nordeste está chorando. Garanhuns, a sua terra natal, recebeu a pior notícia, mas já esperada, porque o mestre da sanfona estava agonizando há muito tempo num leito de hospital em São Paulo.

Dominguinhos era um gênio. Na sanfona, na composição, na forma de cantar e encantar multidões. A sua maior arma era a simplicidade. Olhar para Dominguinhos, com aquele seu jeito de matuto, enchia os olhos de qualquer um, porque dele não brotava simplicidade artificial.

Tive o cuidado de ler o depoimento de quase todos os artistas famosos que conviveram com Dominguinhos e todos destacaram essa humildade contagiante do sanfoneiro, que se projetou na vida pelo seu talento, ganhando fãs com a beleza das suas músicas e o talento de fazer a sanfona chorar.

“Ele era um exemplo de humildade sem tamanho. Tinha o dom de tocar bem e ter o pé no chão”, disse Oswaldinho do Acordeon. Nana Caymmi disse que Dominguinhos era uma pessoa iluminada.

“Se você olha no rosto dele – disse Nana – enxerga aquele nordestino preocupado com a seca, preocupado com as coisas daquele povo tão sofrido do País. Cantar com Dominguinhos foi uma das coisas mais importantes da minha vida”.

O mestre Dominguinhos iluminou muitas vidas através da sua música, do seu jeito especial de ser. Até o sorriso dele era diferente, bonito. Sem a sanfona de Dominguinhos, o Nordeste fica mais triste, mais pobre, órfão.

Djavan disse que Dominguinhos era um músico extraordinário e seu talento plural permanecerá para sempre como uma das maiores referências da nossa música. Para Danilo Caymmi, Dominguinhos era completo: compositor de grande quilate, uma riqueza melódica difícil de encontrar hoje. Ele como melodista transcendia o som, a música nordestina.

Dominguinhos não tolerava avião e percorreu o País inteiro de carro. Tenho impressão que não era nem por medo de avião, porque nas suas andanças, conhecendo as pessoas e os lugares, na verdade ele encontrava inspiração para tantas músicas bonitas que compôs.

Como disse a cantora Sandra Sá, o mundo está sem palavras com a morte de Dominguinhos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More