RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEZESSEIS MUNICÍPIOS ANTECIPAM VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM PE

Dezesseis municípios pernambucanos vão integrar uma campanha de vacinação contra o sarampo. Crianças de seis meses a menos de cinco anos devem receber a dose. O dia 'D' de combate à doença, convocado pela Secretaria Estadual de Saúde, é no próximo sábado (30), no entanto algumas cidades já estão realizando a imunização a partir desta quinta (28). Desde abril, o governo já confirmou 113 casos de sarampo no estado. Em 2012, apenas um caso havia sido registrado.

Os municípios prioritários são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Sirinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana. As cidades recebem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.

No Recife, um posto foi montado no Shopping Boa Vista, na área central da capital. A unidade fornece a dose até a próxima quinta (5), exceto no domingo (1º), sempre das 9h às 17h. Em Pernambuco, no sábado, 700 postos de vacinação vão estar funcionando das 8h às 17h para atender à população e fornecer a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Mais de 350 mil doses serão disponibilizadas. A meta é imunizar 277.103 meninos e meninas.

Somente de março a novembro deste ano, foram notificados 334 casos suspeitos da doença, sendo 113 confirmados, com a morte de um bebê de sete meses em Moreno, na Região Metropolitana do Recife.
A principal forma de prevenção é a vacina. Pelo calendário vacinal, a criança recebe a primeira dose com um ano. Só que, pra conter o surto, essa vacinação foi antecipada: crianças a partir de seis meses já devem tomar a dose. O ideal é levar ao posto de saúde a carteira de vacinação, mas - como não havia surto no estado desde 1999 - quem já tomou a vacina pode fazer o reforço.

Em Olinda, Grande Recife, onde seis casos da doença foram confirmados este ano, a mobilização foi antecipada e começou na segunda-feira (25). A vacinação contra o sarampo ocorre em mais 6 policlínicas da cidade e em 38 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Sintomas
O sarampo é transmitido através de gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. Entre os sintomas estão febre altra, a cima de 38,5°C,  tosse, coriza, rash cutâneo (manchas avermelhadas), conjuntivite e pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More