RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 30 de novembro de 2013

GASOLINA E DIESEL MAIS CAROS A PARTIR DESTE SÁBADO NO PAÍS

Os preços da gasolina e do óleo diesel foram reajustados nas refinarias em 4% e 8%, respectivamente. Os novos valores, em vigor desde a zero hora deste sábado (30), foram anunciados no início da noite de ontem (29) pela Petrobras, após um mês de forte pressão sobre o governo para reduzir a elevada defasagem de suas tabelas. O último reajuste da gasolina foi em janeiro, de 6,6%. Para o diesel, trata-se do terceiro aumento, após 5,4% em janeiro e 5% em março. As elevações serão integralmente repassadas ao consumidor.

A Petrobras não divulgou a expectativa de impacto nos postos de abastecimento. Mas analistas estimam que o aumento de 4% deverá provocar alta de 3% na bomba, caso da gasolina, e de 6%, do diesel. Os preços variam de cidade para cidade, conforme o frete pago e a distância da refinaria até os pontos de distribuição. Além disso, em tese, vigora a livre concorrência entre os postos, pois não há tabelamento.

Depois de seis horas de reunião, iniciada por volta das 10h (horário de Brasília), o Conselho de Administração da companhia aprovou a proposta da diretoria executiva de adotar uma nova metodologia de reajustes dos combustíveis. O fato relevante divulgado no começo da noite informa, porém, que, “por razões comerciais, os parâmetros de precificação serão estritamente internos à companhia”. Com isso, os detalhes da nova política de preços seguem desconhecidos. O comunicado informou que o objetivo da mudança é assegurar que os níveis de endividamento da Petrobras retornem, em até 24 meses, aos limites estabelecidos no Plano de Negócios 2013-2017.

Outra meta é alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências no exterior. A estatal informou, no entanto, que não quer “repassar a variação dos preços internacionais ao consumidor doméstico”. Mais cedo, nenhum dos membros do conselho comentou o resultado do encontro.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que preside o conselho da petroleira, também deixou a reunião sem falar com os jornalistas e evitou fazer comentários até com seus assessores mais próximos. Ele era o maior opositor da proposta que era defendida pela presidente da petroleira, Graça Foster, de reajustes automáticos e periódicos dos combustíveis, por entender que ela dificulta o controle da inflação ao estimular a indexação da economia. Em paralelo ao clima de segredo, as ações da Petrobras dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More