RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 18 de maio de 2015

"PÁTRIA EDUCADORA" É APENAS UM SLOGAN

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

O ex-deputado Thales Ramalho costumava dizer que “papel aguenta tudo”. Ou seja, político demagogo pode muito bem fazer uso dele para prometer o que quiser. Dilma Rousseff, ao tomar posse pela segunda vez, definiu que “Pátria Educadora” seria o slogan do governo, sinalizando que a educação seria a sua prioridade. Porém, quase cinco meses já se foram e o que se viu no Brasil até agora? 

Corte no orçamento do Fies, prejudicando milhares de alunos, mais de 50% das universidades federais em situação crítica (inclusive a UFPE), fechamento de cinco cursos da UFRJ por sujeira nas suas dependências e falta de pagamento aos seus servidores. E, para agravar mais ainda o quadro, professores de quatro estados com os braços cruzados (SP, PA, SC e PR) e seis na iminência de entrarem em greve (AM, RS, GO, MS, SE e TO). Os de PE ainda não se acertaram com o governo e a qualquer momento poderão iniciar uma nova paralisação.

Precedente na Suprema Corte

Caso o desembargador Frederico Neves, presidente do Tribunal de Justiça, decida recorrer ao STF para obrigar o Governo do Estado a cumprir a Lei Orçamentária de 2015, vencerá essa batalha tranquilamente. Terça feira da semana passada, o ministro Celso de Mello concedeu liminar à Defensoria Pública do Paraná obrigando o governador Beto Richa (PSDB) a manter integralmente o orçamento da instituição, que havia sofrido um corte de R$ 140 milhões.

Festa – Henrique Fenelon, ex-prefeito de Goiana, já encontrou um partido político para disputar novamente a prefeitura em 2016: PRB. Ele pertencia ao PCdoB, mas foi excluído dos quadros do partido em 2014. O PRB, controlado em Pernambuco pela Igreja Universal, não só o acolheu com festa, na última quinta-feira, como prometeu apoio total à sua candidatura no próximo ano.

Origem – O reitor reeleito da UFPE, Anísio Brasileiro, pertence a duas das mais tradicionais famílias do Agreste pernambucano: Brasileiro (Bom Conselho) e Dourado (Garanhuns).

Debate – O senador Fernando Bezerra (PSB) vai abrir amanhã em Petrolina o IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro promovido pela Embrapa.

Decoro – Jandira Feghali (PCdoB-RJ) entrou com representação contra Roberto Freire (PPS-SP) no Conselho de Ética da Câmara dizendo que ele o agrediu no dia da votação da MP 665.

Convite – Elias Gomes, prefeito de Jaboatão, não vai se oferecer para assumir o controle do PSDB em Pernambuco, que ficou praticamente acéfalo após a morte do presidente Sérgio Guerra. Mas, se for convocado, topa. O sentimento majoritário no partido é que o presidente Bruno Araújo não tem vocação para comandá-lo.

Cobrança – Pegando a “deixa” de Humberto Costa (PT), segundo quem o Estado de Pernambuco “é prioridade” para Dilma Rousseff, o síndico do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, Allan Carneiro, juntamente com três vereadores, cobraram do senador a retomada das obras de duplicação da BR-104, paralisadas há mais de 1 ano.

Memória – Membros da Comissão Estadual da Memória e da Verdade participam hoje de uma audiência pública, na sede regional da Procuradoria da República, para retomar o debate sobre a violação aos direitos humanos que existiram no Brasil durante o regime militar. O advogado e vereador em Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT), falará sobre o desaparecimento do irmão, Fernando, no Rio de Janeiro, em dezembro de 1973.

Rejeição – Uma tese lançada por Eduardo Campos (PSB) na campanha presidencial de 2014 – eleições gerais a cada quatro anos, e não de dois em dois como manda a Constituição – já teve mais adeptos no Congresso. Hoje, depois que se abriu o debate sobre a reforma política, deputados e senadores estão se dando conta de que a mudança não serve ao país, sobretudo se passar o mandato de cinco anos, sem direito à reeleição.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More