RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 30 de maio de 2015

NONO DÍGITO OBRIGATÓRIO EM LIGAÇÕES PARA CELULARES A PARTIR DESTE DOMINGO EM PERNAMBUCO

Com informações da Folha PE -

Neste domingo (31), todos os usuários de telefonia móvel em Pernambuco terão incluído o “9” à frente da combinação numérica atual. A mudança, que visa aumentar a quantidade de novas linhas, deve mexer com os clientes, que terão que se acostumar com a novidade do nono dígito. Já as operadoras precisarão melhorar a infraestrutura de suas redes para o aumento de tráfego de dados e voz. Em vigor, em oito estados, no início, as empresas que exploram o serviço tiveram alguns problemas no período de adaptação.

“Com a inclusão do “9” haverá um aumento do tráfego e as redes já são congestionadas. A possibilidade de mais números traz esse ônus, que aconteceu em São Paulo”, explica o consultor de tecnologia de informação e professor da Faculdade dos Guararapes, João Paulo Nogueira. A estratégia da Anatel, para minimizar o problema, foi criar um cronograma para que, paulatinamente, a mudança seja implantada. De acordo com a agência, a partir deste domingo, além dos telefones ativos em Pernambuco, os de Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte também começarão a incluir o nono dígito. Durante os dez primeiros dias quem discar apenas a combinação com oito números terá a ligação redirecionada.

De 10 de junho a 7 de setembro, os telefonemas com a digitação do número antigo não serão completadas, nesse período as operadoras serão obrigadas a informar da necessidade do nono dígito seja por mensagem de voz ou de texto. Depois desse período, será emitida a mensagem “número inexistente”.

O diretor regional da Anatel em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Sérgio Alves Cavendish, reconhece que houve dificuldades por parte das empresas de telefonia no início da implantação do nono dígito, mas os problemas não devem se repetir. “Quando fizemos a mudança, no início os sistemas das operadoras apresentaram problemas e o cliente foi mais impactado. Como os sistemas já foram testados em estados do Sudeste e do Norte, a estrutura das empresas está calibrada”, argumenta.

Aplicativos

As cinco maiores operadoras de telefonia móvel do país possuem apps que realizam a mudança de forma automática. São eles: Embratel Nono Dígito, para Android, iOS e Windows Phone (APK). Oi 9º Dígito, para Android e iOS. Vivo 9º Dígito, para Android e iOS. 9º Dígito TIM, para Android e iOS. E Claro 9º Dígito, para iOS.

Outras empresas também disponibilizaram seus programas para ajudar os usuários. É o caso do "BR9", que é um aplicativo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IdTech), focado para Windows Phone que adiciona o novo dígito na agenda. Já o "nono Dígito", focado para Android e iOS, é desenvolvido pelo Mobile2you, usando a mesma função.

Todos os aplicativos são gratuitos e realizam, de forma prática e automática, a adição do nono dígito em todos os contatos que necessitem da alteração.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More