RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 31 de julho de 2015

LUA AZUL PODERÁ SER OBSERVADA NESTA SEXTA-FEIRA

Com informações da Folha PE -

Um apelido curioso: Lua Azul. Apesar do nome, a cor dela não irá ficar azulada realmente. Não é nada disso. A expressão dada há pelo menos 400 anos é utilizada quando ocorrem duas luas cheias no mês. A primeira ocorreu no dia 2 de julho e, nesta sexta-feira (31), a segunda Lua Cheia vai aparecer.

Os contempladores dela poderão observar o fenômeno em qualquer lugar, porém o mais indicado seria observá-la em ambientes escuros ou com pouca luminosidade. Isso porque a luz ou a poluição luminosa, assim como chamam os astrônomos, interferem na visualização. Observatórios, praia e até mesmo a varanda do apartamento podem ser bons lugares para observar o fenômeno. Vale ressaltar que se escolher a varanda do apartamento o melhor horário seria a meia-noite, já que muitas luzes estão apagadas.

Este ano ainda devem ocorrer mais duas vezes a Lua Azul. O astrofísico e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Antônio Carlos Miranda, explicou que o momento é bastante importante. “Quando acontece algo deste tipo, desperta a curiosidade das pessoas, elas passam a contemplar o céu, refletem sobre o conhecimento cientifico, procuram mais respostas sobre a constelação e até estudam o assunto”, disse.

O professor relatou que a busca por informações e o interesse são primordiais para o aprendizado. “Muitas vezes os jovens ficam desestimulados com a forma de aprendizagem nas escolas. Aqui, conseguimos adquirir o conhecimento de uma forma gostosa de aprender”, argumentou. O docente e mais quatro monitores orientam os visitantes da Torre Malakoff, situada na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, aos domingos, das 16h às 20h.

Uma grande curiosidade é que outros três fenômenos tem haver com a lua cheia: eclipse, lua azul e a super lua. Segundo o Coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Alexandre Evangelista da Silva, a lua vai estar mais próxima da terra, cerca de 20 quilômetros. “A lua não aparece igual em todos os lugares. À medida que ela gira em torno da terra, sua posição provoca mudança na área que está iluminada ou escura”, disse. Ele também ressaltou que, neste período, ela fica mais brilhante, o que acaba atraindo a atenção das pessoas. O Observatório Astronômico do Alto da Sé é aberto para visitação de terça a domingo, das 16h às 20h.

Curso
Para os interessados no universo astronômico, todos os sábados pela manhã acontece um curso de astronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O curso é gratuito e aberto o público em geral, independente da idade ou grau escolar. Para mais informações ligue: (081) 9 8809-4943, ou mande um e-mail para astronomiaufrpe2015@gmail.com

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More