RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 20 de outubro de 2015

CÂMERAS VÃO MONITORAR ALUNOS DE AUTOESCOLAS PERNAMBUCANAS PARA INIBIR FRAUDES

Com informações do NE10 -

Não é de hoje que há denúncias de que alunos de autoescolas fazem a biometria, mas sequer assistem às aulas. Para tentar evitar esse tipo de fraude, os Centro de Formação de Condutores (CFCs) terão câmeras para monitorar alunos e instrutores a partir da próxima segunda-feira (26). Os equipamentos terão tecnologia de reconhecimento facil e estará ligado ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Uma câmera estará na recepção dos CFCs, para verificar se, após a leitura da impressão digital, eles vão para a aula. Outra será instalada dentro da sala e fará uma contagem automática de quantas pessoas estão lá, repassando os dados ao órgão. "Assim, se foram feitas 20 biometrias e só 18 entraram, é lançado um alerta", adianta Ygor Valença, presidente do SINDCFC-PE, o sindicato que representa os donos de autoescolas. De acordo com Valença, a imagem poderá ser aproximada para descobrir quais são os alunos faltosos. As imagens ficarão guardadas por cinco anos.

Atualmente, os candidatos têm que fazer 45 horas/aulas teóricas, abordando assuntos como a legislação de trânsito e mecânica. "Mas muitas autoescolas nem aula davam. Com isso, queremos inibir a fraude e fazer com que esses CFCs façam tudo corretamente", afirma Ygor Valença. 

Nas aulas práticas, o aluno terá que se aproximar de uma câmera que ficará acoplada ao vidro dianteiro do carro. A partir do reconhecimento dele, será feito o registro automático do trajeto pelo Google Maps, de paradas, da velocidade em cada trecho e até de freadas bruscas. "Aqueles alunos que pagavam e não iam para a aula não vão mais conseguir fazer isso", defende Valença.

"Assim, partimos para uma nova etapa em Pernambuco, de excelência na formação dos candidatos, para que quando cheguem ao exame, saiam como condutores formados", afirma o diretor geral do Detran-PE. A taxa de reprovação na categoria B, para carros, foi de 52,47% em setembro. A carga horária de aulas práticas é de 25 horas/aula.

A tecnologia foi fornecida pela empresa paraibana Vsoft. De acordo com o SINDCFC-PE, cada conjunto de câmeras custou uma média de R$ 1,2 mil, valor pago pelos CFCs. Os recursos são os mesmos que são usados nas autoescolas da Paraíba. O sistema segue a portaria 238 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More