RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 6 de agosto de 2011

BLOG OPINIÃO DIZ: OPINIÃO DO LEITOR


Blog é jornalismo?

Estive lendo um texto no blog Belo Jardim Net, onde a pessoa que enviou o texto questiona se blog é jornalismo ou não. 

Primeiro eu posso perguntar se televisão é jornalismo ou não, pois existem TVs abertas que falam só sobre feira de gado, outras católicas, outras evangélicas e então nós não podemos confundir informação com jornalismo, pois existem vários meios de informação que não são jornalismo. 

E o que caracterizaria um blog ou uma televisão ou outro meio que seria jornalismo? O que caracteriza se um meio de comunicação é jornalístico ou não é a intencionalidade. No blog em que li o texto, o autor do texto questiona o uso da língua vernácula, ou seja, acredito que ele quis dizer usar a língua dentro dos padrões cultos, dentro das regras formais. 

Blog é jornalismo quando tem a intenção de informar, de noticiar, porém se o blog vai usar uma linguagem culta ou não vai depender dos recursos lexicais (palavras, significados, etc,) de que quem escreve dispõem. O escritor Ivan Ângelo escreveu um livro chamado A Festa, onde todo o livro é narrado a partir de textos de jornais, certidões e outros fatos que aconteceram e foram noticiados. É uma obra literária baseada em textos jornalísticos, porém a intencionalidade era torná-la uma obra literária e não reproduzir um texto com informações jornalísticas, essa técnica narrativa é chamada de técnica de colagem. 

Devemos entender que o que vai determinar se um blog é jornalístico ou não é a intenção com a qual ele foi criado, se é para informar ou não, pois existem blogs só para divulgação de filmes, músicas, receitas, dentre outros tópicos, porém se o autor do blog domina a língua materna já é outra coisa que foge ao desejo da pessoa e está ligada à competência linguística e de expressão da mesma, fato que só é conseguido com o exercício diário da leitura, escrita e estudos.

Denizio Duarte, Professor de Português e Latim, Crítico Literário e Formado em Teologia.

Fonte: Blog Opnião.com

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More