RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO DISTRITO DE XUCURU


Por volta de 1800 a 1850 no local onde hoje se encontra o grande Distrito de Xucuru, existiu uma Aldeia de caboclos, que serviu de refúgio para uma tribo de índios que veio de Vila de Cimbres de Pesqueira - PE. Logo deram o nome de Aldeia Velha, que nessa época pertencia a Brejo da Madre de Deus. 
Os habitantes existentes na Aldeia, faziam feira num lugarejo vizinho, chamado Jenipapo. Mas por diversos motivos resolveram instalar uma feira no local que moravam para facilitar o acesso para todos. 

Portanto no dia 17 de abril de 1900 foi instalada a primeira feira da Aldeia. No local da instalação da feira havia um juazeiro. 
A quantidade de pessoas que moravam na Aldeia era tão pequena que ao matarem a primeira criação para vender resolveram distribuir a carne para o povo que ali moravam. A feira era de início realizada no domingo, sendo depois transferida para o sábado, permanecendo até os dias atuais. Com o passar do tempo foram sendo construídas muitas casas em Aldeia Velha que continuou crescendo. 

Em 1911 Aldeia Velha passou a categoria de 6º Distrito de Brejo da Madre de Deus, no qual o Sr. Jerminiano Marinho foi o primeiro prefeito. 
No ano de 1930 Aldeia Velha passou a pertencer a Belo Jardim como 3º Distrito, ao qual pertence até hoje. 

Em 1912 chegou Zé Luiz que assumiu o cartório do registro civil, trabalho realizado pela família Cadete e a família Suene do Brejo da Madre de Deus, na Vila Aldeia Velha, no ano seguinte de 1913 seu Zé Luiz vendeu o cartório ao Sr. José Hinô de Oliveira Zumba, como escrivão do cartório, esse mesmo trabalhou no cartório até o ano de 1945, depois passou para seu filho Antônio Zumba, sendo desativado no ano de 1998. A primeira mercearia foi a do Sr. Belarmino José Pereira, na qual tinha uma padaria movimentada através de um cilindro de madeira. Isso aconteceu por volta de 1927.


Durante vários anos os fieis de Aldeia Velha veneravam a imagem de São Manoel em uma casa de família. Até que nasceu nos habitantes o justo desejo de construir ali uma igreja. A principio fizeram uma simples capela, cujo terreno pertencia ao Sr. Manoel Pereira , que fez a doação do mesmo para que fosse feita a construção da capela. Logo após, consagraram o glorioso São Manoel para ser o padroeiro do Distrito por tradição de família . 

Tempos depois foi construída a Igreja de São Manoel, isso aconteceu no ano de 1919, tendo sido o primeiro padre o Vigário José Ananias, que logo faleceu, seu sucessor naquela época foi o Pe. Manoel Maria de Araújo . 
O escultor da Imagem de São Manoel, foi o Sr. Tufia, que muito se interessou para fazer o maravilhoso trabalho usando como principal material a madeira. 

O nome Xucuru foi dado em substituição a Aldeia Velha em abril de 1948, certamente em homenagem a tribo Xucurus que veio da Vila de Cimbres de Pesqueira para povoar a Aldeia.


A área de estudo está localizada na Micro-região do Agreste pernambucano, com uma população aproximdamente de 7.337 habitantes, dos quais 60% trabalham na agricultura, com renda média de um salário mínimo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o histórico de Xucuru, onde cada indivíduo possa parar e pensar no que já aconteceu há uns tempos atrás, sabendo de cada passo e o porquê da sua localidade existente até os dias de hoje. Mostrando suas culturas e suas histórias antepassadas através de histórias e gravuras registradas.


Um acontecimento marcante para os moradores do Distrito de Xucuru, no mês de Dezembro de 1963 o Deputado José Inácio passou Xucuru a ser Cidade. Como Quitério Martins já era o representante da Vila, como Sub-Prefeito, o Deputado Estadual passou o seu cargo de Sub-Prefeito para o Prefeito da Cidade, tendo como o vereador Luiz Felix. No dia 31 de Março de 1964 veio a revolução afastando o Presidente João Goulart e todos os governadores. Júlio Alves que era o prefeito que governou no ano de 1964 a 1968, ele juntamente com o seu grupo fez um projeto que tirou o título de Cidade voltando a Vila.


A iluminação das ruas e das casas era produzida por lampiões movidos a gás, os quais eram colocados nas esquinas. Mas com o tempo, foi trazido um motor a óleo, que era ligado as 18:00 h e desligado às 22:00 h. O Sr. Afonso era quem ia acender e desligar as luzes da vila, onde hoje é localizado a delegacia municipal.


Veja as fotos do aspecto antigo de Xucuru:



Fotos da Feira de Xucuru antigamente



FOTO DA FEIRA DE XUCURU ATUALMENTE

Foto da Srª LUIZA LEOP. LOPES -1ª Prof. do Distrito

Foto atual da Escola de Xucuru

Aqui uma foto de Xucuru atualmente:
Fonte e pesquisa: Blog de Xucuru

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More