RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 29 de setembro de 2015

REDE FISGA DESILUDIDOS

Com informações do Blog do Magno Martins -

A Rede de Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, partido recentemente oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral, virou desaguadouro para muitos políticos desapontados com o PT e outras legendas contaminadas pelos escândalos que maculam suas imagens. Também tem muita gente decepcionada com os rumos do Governo Dilma, indo ao fundo do poço arrastado pela operação Lava Jato.

O senador Randolfe Rodrigues, que estava abrigado no Psol, ingressou, ontem, na Rede. Não é o primeiro nem será o único. Os deputados Miro Teixeira (ex-PROS-RJ), Aliel Machado(ex-PCdoB-PR) e Alessandro Molon (ex-PT/RJ) já anunciaram sua adesão também. A ex-senadora Heloísa Helena, que hoje atua como vereadora em Maceió, também deixou o PSOL e está indo para a Rede.

Também já aderiam ao partido os deputados distritais Chico Leite, que deixou o PT, e Luzia de Paula, de saída do PEN, da Assembleia Legislativa de Brasília. A expectativa é que o partido anuncie ao longo desta semana a filiação de novos deputados federais e fala-se também em mais um senador.

A oficialização da Rede ocorre dois anos e meio após a sua fundação, em 16 de fevereiro de 2013, quando os militantes tentavam reunir o número mínimo de assinaturas para registrar o partido no TSE e concorrer nas eleições do ano passado. Mas, não conseguiram o total necessário de signatários, e Marina Silva acabou se unindo a Eduardo Campos para concorrer como vice.

Agora que venceu finalmente o obstáculo do registro, a Rede tem outros obstáculos pela frente. Um dos pontos da reforma política, que já foi aprovado em primeira votação na Câmara e no Senado neste ano, por exemplo, pode deixar o recém-nascido partido sem nenhum segundo para realizar sua propaganda eleitoral em rádio e televisão. Mais: a Rede pode ficar sem receber verba do Fundo Partidário.

Isso porque a chamada cláusula de barreira, incluída no texto da reforma, exige que o partido tenha deputados eleitos e estabeleça diretórios permanentes pelo País para poder ter acesso ao tempo da propaganda eleitoral gratuita, participar dos debates nas eleições e receber verba do fundo partidário. O texto ainda vai voltar para a Câmara para uma segunda votação e independe da sanção da presidenta por tratar-se de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Do jeito como está, o texto estabelece que até 2018 só terão acesso ao dinheiro do fundo partidário os partidos com diretórios permanentes em ao menos 10% das cidades, em no mínimo 14 Estados. Em 2022, a exigência subiria para 20% em 18 estados. As propagandas partidárias em cadeia nacional e estadual contemplarão apenas os partidos com ao menos um deputado eleito.

O texto também diz que até 2020 só entram nos debates os candidatos de partidos com pelo menos quatro deputados federais eleitos. Depois desse ano, a exigência sobe para nove deputados. Ou seja, para ter acesso a esses direitos, a Rede agora deverá atrair deputados já eleitos, o que começa a ocorrer.

SEM ALIANÇA TUCANA – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negou, ontem, que o partido já tenha fechado uma aliança com a candidatura de Aécio Neves ao Palácio do Planalto em 2018, podendo indicar o candidato a vice. “A aliança com o PSDB no 2º turno da eleição presidencial passada foi circunstancial e pontual. O nosso partido prepara-se para apresentar sua candidatura própria na eleição presidencial de 2018, por considerar que a polarização PSDB/PT envelheceu e já não serve mais aos desafios políticos do nosso País”, disse Siqueira, em nota.

Damázio quer Câmara no palanque – Filiado ao PTC depois de transferir seu domicílio eleitoral de Salvador para Abreu e Lima, o ex-secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, não teme interferência do Palácio na sua provável candidatura a prefeito daquele município em razão do prefeito Marcos José ter trocado o PT pelo PSB. Para ele, o governador Paulo Câmara pode subir no seu palanque e também no do prefeito. “Não conversamos ainda sobre isso, mas não creio em nenhum tipo de interferência do Palácio”, disse Damázio.

Sem retaliação – O líder do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, negou que a ocupação da Fazenda Nova Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, que pertence ao ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP), condenado a 7,2 anos de prisão na Lava Jato, seja uma retaliação ao acordo de delação premiada que o ex-parlamentar está negociando com a Justiça. O MST disse, ainda, que está dando entrada na documentação para manter a ocupação e que só deverá deixar o local caso seja comprovada que a fazenda foi adquirida legalmente.

Rede ganha sustentabilidade – O senador Randolfe Rodrigues (AP), único parlamentar do PSOL no Senado, se filiou, ontem, ao Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. Já o deputado Aliel Machado (PCdoB-PR) deve seguir os passos do ex-senador do PSOL e se filiar ainda nesta semana à legenda. Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a concessão de registro da Rede Sustentabilidade. Na quinta-feira (24), o deputado Alessandro Molon (RJ) anunciou que deixaria o PT, depois de 18 anos no partido, para se filiar à Rede.

Saindo do papel – O deputado Fernando Monteiro, da bancada pernambucana do PP na Câmara federal, regressou ontem de um giro pelos canais da Transposição em companhia do ministro da Integração, Gilberto Occhi. Confessou que ficou impressionado com o andamento das obras em todos os trechos percorridos entre Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Em dezembro do ano que vem não tenho nenhuma dúvida que o Governo conclui o projeto levando água para milhares de nordestinos”, afirmou.

CURTAS 

FILIAÇÃO – O ex-governador Joaquim Francisco se filia ao PSDB na próxima sexta-feira em ato que contará com a presença de toda a cúpula estadual da legenda, à frente o presidente Antônio Moraes. O senador Aécio Neves não virá, mas mandará um representante. O ato está marcado para 11 horas, na sede do partido, no Derby.

PARQUE EÓLICO - O governador Paulo Câmara estará hoje nos municípios de Caetés e Calçado, para entregar obras do FEM e participa também da inauguração do Complexo Eólico Ventos de Santa Brígida, empreendimento da empresa Casa dos Ventos avaliado em R$ 1,1 bilhão, tendo gerado 1,2 mil empregos na fase de implantação.

Perguntar não ofende: Sai ou não no Diário Oficial de hoje a sanção presidencial de Dilma à minirreforma eleitoral? 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More