RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

COM 53 CASOS CONFIRMADOS DE CHICUNGUNHA, PERNAMBUCO FORTALECE AÇÕES NO AGRESTE

Com informações do NE10/CASA SAUDÁVEL -

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) está fortalecendo, em parceria com as secretarias de saúde municipais, as ações de bloqueio ao vetor e investigação dos casos suspeitos de chicungunha nos municípios do Agreste de Pernambuco. Os trabalhos estão sendo focados nas cidades com casos confirmados da doença, assim como nos municípios vizinhos. Até o dia 19 de setembro, Pernambuco notificou 388 casos suspeitos de chicungunha. Desse total, 53 foram confirmados e 203 descartados. Além disso, 132 continuam em investigação.

Em relação aos casos confirmados, três foram importados – ou seja, a infecção ocorreu fora de Pernambuco. Nesses casos, registrados em Iguaraci (2) e Itaíba (1), a doença foi contraída na Bahia. Além disso, 40 casos foram confirmados como autóctones – ou seja, a infecção ocorreu no Estado de Pernambuco, sendo um registrado no Recife, 10 em Águas Belas, 10 em Iati e 19 em Itaíba. Outros 10 casos confirmados estão passando pelo processo de investigação para definição da linha de transmissão. O objetivo é saber se a infecção ocorreu em solo pernambucano ou não.

“A investigação da linha de transmissão da chicungunha é essencial para definir o perfil epidemiológico da doença em Pernambuco. E são essas informações que vão direcionar as ações, tanto no que diz respeito à assistência quanto ao controle do vetor e bloqueio dos casos”, esclarece a coordenadora de Controle da Dengue e Febre Chicungunha da SES, Claudenice Pontes.

Saiba mais

O vírus da chicungunha é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina. Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer também dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chicungunha e dengue ao mesmo tempo.

“As ações do controle do vetor, que são realizadas pelos municípios, consistem tanto no tratamento casa a casa, ou seja, intensificando as visitas às residências, como o bloqueio com uso de bombas motorizadas costais e carros de fumacê”, comenta Claudenice Pontes.

No ano passado, foram notificados 23 casos de chicungunha: 19 foram descartados e quatro foram confirmados como importados (um de ocorrência em Brejo Santo, no Ceará, e outro do município de Feira de Santana, na Bahia, além de dois casos onde houve contaminação na Colômbia).

Dados de dengue

Até o dia 19 de setembro, foram notificados 103.982 casos de dengue (35.682 confirmados), distribuídos em 185 municípios. Isso representa um aumento de 553,40% em relação às notificações do mesmo período de 2014, quando foram registrados 15.914 casos suspeitos (6.177 confirmados).

Os municípios com o maior número de casos notificados são Recife (23.111), Camaragibe (7.141), Jaboatão dos Guararapes (6.114) e Caruaru (3.568), totalizando 39.934 casos (38,40% do total). Já os mais incidentes (número de casos por 100 mil habitantes) são Iati (1.766,69), Itaíba (551,73), Águas Belas (489,47), Fernando de Noronha (381,41) e Goiana (196,71).

Até o momento, foram notificados 109 casos de dengue com agravamento, com 92 confirmações. No mesmo período de 2014 foram 87 confirmações. Além disso, foram notificadas 60 mortes por suspeita de dengue. Do total, 15 foram confirmadas, nove descartadas e as demais estão em investigação. No mesmo período de 2014, houve a notificação de 50 óbitos suspeitos, sendo 40 confirmados.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More