RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 29 de setembro de 2015

VESTIBULAR DO IFPE OFERECE 6.332 VAGAS PARA 2016

Com informações NE10/VESTIBULAR -

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 6.332 vagas no Processo Seletivo 2016, nos 15 campus no Estado, em 35 cursos técnicos e 11 superiores. As vagas são em cursos superiores e técnicos (nas modalidades integrado, subsequente e Proeja) [confira lista de cursos no fim da matéria].

As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (5) até o dia 25 de outubro, no site da comissão de vestibular, nos valores de R$ 25 (técnicos) e R$ 50 (superiores). Os preços aumentaram este ano, após cerca de cinco anos congelados. O pagamento deve ser feito em agências do Banco do Brasil até o dia 26 de outubro. Os candidatos que concorrerão aos cursos oferecidos na modalidade Proeja têm isenção da taxa.

As provas estão marcadas para o dia 29 de novembro. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de dezembro.

Os cursos técnicos em Cozinha (campus Cabo de Santo Agostinho) e Alimentos (campus Barreiros) são as novidades do processo seletivo deste ano. O objetivo da criação é atender às necessidades de qualificação de mão de obra local, de acordo com o IFPE. O campus Cabo também oferece este ano o curso de Hospedagem, antes ofertado apenas em Barreiros.

No primeiro semestre, não serão ofertadas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que usa como critério a nota do Enem; mas 384 devem estar disponíveis para a segunda entrada.

Desta forma, segundo a reitora do IFPE, Cláudia Sansil, o estudante cujo curso será oferecido no Sisu poderá ter mais uma chance de passar este ano, caso não consiga ser aprovado no primeiro semestre. “Ele tem duas oportunidades. É interessante que ele observe no site os cursos nos quais nós fazemos a oferta tanto na primeira como na segunda entrada”, explica.

As provas terão 30 questões de múltipla escolha (cursos técnicos) e 50 nos cursos superiores. Nos cursos superiores, os candidatos também deverão fazer uma redação

COTAS – Das vagas oferecidas, 50% são destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino. Neste universo, metade delas são destinadas a alunos com renda per capita familiar igual ou menor a 1,5 salário mínimo e a outra, a estudantes com renda per capita maior do que 1,5 salário mínimo.

Também há subcotas de etnia, para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas (são 62,4% no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Moradores da zona rural ou filhos de agricultores terão 25% das vagas reservadas para cursos de vocação agrícola.

Pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos de 5 a 8 de outubro, no site. Depois disso, o candidato deve procurar o campus em que pretende concorrer à vaga, de 6 a 9 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados será divulgada dia 14 de outubro.

Confira o quadro de vagas e a lista de cursos abaixo:



Foto: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More