RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 23 de janeiro de 2016

REELEIÇÃO: 76% DOS PREFEITOS TENTAM

Com informações do Blog do Magno Martins -

Estudo divulgado, ontem, pela Confederação Nacional dos Municípios, aponta que 76,4% dos atuais 5.568 prefeitos podem se reeleger nas eleições deste ano. A princípio, esta seria a última eleição dando direito ao prefeito de tentar novo mandato, mas o Senado rejeitou a proposta. O presidente da CNI, Paulo Ziulkoski, esclarece que estes dados fazem parte de um novo estudo para melhor conhecer o cenário de reeleições no Brasil produzido pela área de Estudos Especiais da entidade. Este é apenas o primeiro de uma série de estudos e pesquisas com a temática de eleições que serão publicados pela CNM neste ano eleitoral.

Nas primeiras eleições com reeleição, 58%, em média, dos que pleiteavam a continuidade no Governo obtiveram sucesso. Entretanto, na última eleição, em 2012, esta média caiu bastante. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que podem reeleger seus mandatários nas próximas eleições. “Para 2016, o maior número de prefeitos que podem tentar a reeleição está na região Nordeste”, adiantou.

O presidente da CNM explica que quando a análise é feita proporcionalmente ao número de municípios de cada região é possível perceber em qual delas há maior possibilidade de manutenção da atual gestão. Na região Centro-Oeste, 80% dos gestores podem tentar a reeleição. Enquanto no Sul do País, 72,8% terão essa possibilidade.

Analisando cada um dos Estados da federação, a maioria poderá manter, em média, 80% dos gestores locais após as eleições municipais. Ziulkoski cita como fato interessante o que ocorreu no Estado do Amapá que teve, em 2012, a troca completa dos governos locais e, por isso, pode reeleger 100% dos prefeitos.

A pesquisa mostra que os Estados com maior potencial de mudança dos gestores municipais são o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte. Outro dado interessante destacado por Ziulkoski trata dos possíveis candidatos à reeleição em 2016: a grande maioria é formada por homens.

A região Nordeste é a que se destaca com 17% dos atuais gestores em primeiro mandato sendo mulheres. Na região Sul há a maior concentração de homens no controle do governo local com possibilidades de manutenção na prefeitura: 91% são do sexo masculino.

Outra forte característica percebida no levantamento é a concentração da idade dos possíveis candidatos à reeleição: dois terços dos atuais prefeitos têm entre 41 a 60 anos de idade. “É importante ressaltar que 269 gestores dos 4.258 que podem tentar a reeleição não tinham data de nascimento disponível e, por isso, não se encaixam em nenhuma das faixas destacadas”, disse. Apenas 62 possíveis candidatos à Prefeitura em 2016 têm menos de 30 anos”, conclui o levantamento.

AVISO– Há quase um mês, o secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco, Éden Vespaziano, recebeu uma mensagem pelo WhatsApp informando que os detentos da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, iriam realizar uma fuga em massa, inclusive com apoio de pessoas do lado de fora da unidade prisional. A mensagem foi repassada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, mas nenhuma providência foi colocada em prática. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, confirmou que as suspeitas de fuga eram de conhecimento da pasta.

Sem medo de nada– O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), disse, ontem, ao blog, ter informações seguras de que o MP cometeu graves falhas na investigação feita em cima dos recursos investidos no seu Governo em programas de alimentação para servidores mediante tíquete-refeição. “Não temo absolutamente nada”, afirmou. Sobre o pedido de autorização para venda de um terreno ocioso de uma escola, Queiroz ressalta que a oposição antecipou a campanha eleitoral.

Cavalcanti canta vitória– Ao negar, ontem, que esteja entre os nomes que o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) testa para entrar na disputa contra a prefeita Madalena Brito (PSB), o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) afirmou que independente do nome que venha a ser apresentado, o grupo de Zeca, seu irmão, não tem dúvidas de que derrotará a socialista. “Ela faz uma administração desastrosa. Arcoverde tem que voltar a se desenvolver”, afirmou.  

Razão da ausência– O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) informa que não compareceu à inauguração da Via Mangue, quinta-feira passada, no Recife, porque empreende uma verdadeira maratona de visita às bases pelo interior do Estado. Aproveita a ocasião para informar que já percorreu, durante o recesso, 21 municípios, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças populares para ouvir as demandas regionais.

Alerta em Petrolina – A população de Petrolina tomou um susto bom, ontem, com as chuvas torrenciais que caíram na cidade, provocando inclusive transtornos para famílias pobres da periferia, algumas delas desabrigadas, mas imediatamente assistidas pela Prefeitura. “Em mais de 20 anos nunca vi tanta água num só dia”, relata o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que colocou em alerta equipes de várias secretarias da área social. Até o final da tarde, a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) havia registrado 60 milímetros.

CURTAS 

ACIDENTE– Os airbags salvaram a vida do oftalmologista Júlio Cesar, irmão do deputado estadual Augusto César, que sofreu um grave acidente na BR-232, próximo ao município de Bezerros, no início desta semana. Seu veículo, uma Tucson, aquaplanou, capotando várias vezes. Também estava no carro a sua esposa. Ambos sofreram apenas pequenas escoriações.

CONTAS– Secretários do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), participaram, ontem, na Câmara, de uma audiência de prestação de contas referente ao segundo quadrimestre do exercício financeiro do ano passado. Apresentaram cálculos demonstrativos ao cumprimento das metas fiscais, índices dos indicadores da educação e da saúde relativos às despesas com pessoal, arrecadação e repasses complementares.

Perguntar não ofende: Depois que Lula falou em alma viva, existe alma morta?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More