RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 24 de abril de 2014

GREVE DOS PROFESSORES DE CARUARU COMPLETA DOIS MESES

A greve dos professores da rede municipal de Caruaru, no Agreste pernambucano, completou dois meses nesta quinta-feira (24). A paralisação já é considerada pelos docentes a mais longa da história da educação na cidade. A ideia dos educadores era de que o movimento durasse 30 dias, com a possibilidade de prorrogá-lo por mais 30. Até o momento não há sinais de entendimento entre a categoria e a prefeitura.

Foto: Atec/Facebook
Em março, a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Mas o departamento jurídico do Sismuc recorreu da decisão. O TJPE, então, solicitou ao advogado do município que apresentasse argumentos para comprovar a ilegalidade da paralisação, o que, segundo a prefeitura, foi feito no último dia 22.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc), Eduardo Mendonça, a categoria quer a melhoria da estrutura das escolas e a anulação do Plano de Cargos e Carreira (PCC), votado em janeiro de 2013 na Câmara de Vereadores, e sancionado pelo prefeito José Queiroz. Os professores alegam que o novo plano retirou direitos dos profissionais. Os educadores também lutam pelo reajuste salarial de 8,32%.

"Não há nem água potável nas unidades para os professores e alunos. Algumas escolas estão a ponto de desabar", afirmou Mendonça. Segundo ele, na próxima quarta-feira (30), os professores realizarão nova assembleia.

Por meio de nota, a Prefeitura de Caruaru disse que "está com a mesa de negociação aberta, desde que os docentes retornem às atividades". A informação é contestada pelo Sismuc. "Essa mesa é uma ficção. Existia uma mesa de negociação em 2011 que foi atropelada quando o PCC foi aprovado sem o conhecimento de ninguém", ressaltou Eduardo Mendonça.

Ainda de acordo com a prefeitura, "a Secretaria de Educação informou por escrito ao Sindicato que o ponto dos docentes continuará sendo registrado como falta, tendo em vista a ilegalidade da greve." Segundo a nota, se Sismuc reverter a situação na Justiça, o registro passará a conter a expressão Greve.

Caruaru tem 132 escolas e, aproximadamente, 38 mil alunos. A rede conta com 2.307 professores.

Informa o PERNAMBUCO.com

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More