RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 23 de abril de 2014

NÚMEROS DA EDUCAÇÃO EM PE, PREOCUPAM GOVERNADOR JOÃO LYRA NETO

Os números verificados nos últimos levantamentos do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idep) acenderam a luz de alerta do governador João Lyra Neto (PSB). Depois de comandar duas reuniões do núcleo de gestão, o socialista determinou que a equipe identifique os motivos da disparidade entre os índices verificados nas escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e os dos municípios do interior do estado. 

Reprodução
Esse dado revela o desenvolvimento dos alunos da rede estadual e segue os mesmo moldes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que a cada dois anos mede a qualidade do sistema educacional brasileiro. No caso do levantamento estadual, os números são publicados anualmente. 

A diferença entre as metas estabelecidas para a Região Metropolitana e os demais municípios do Estado chamou a atenção do governador, que quer uma análise mais profunda sobre os problemas enfrentados nas escolas da RMR. João Lyra tem a intenção de deixar um plano de ação pronto para que a próximo gestor execute possíveis tarefas que poderão contribuir para melhores resultados nas escolas estaduais, já que ele tem apenas oito meses de gestão. Essa é uma das primeiras metas estabelecidas pelo socialista após assumir a gestão que herdou do ex-governador Eduardo Campos. A expectativa é de que a Secretaria de Educação entregue os dados na próxima reunião do núcleo de gestão, marcada para o dia 29. 

O ex-governador, ainda durante o seu mandato, costumava exaltar a área da Educação, dizendo que foi o responsável por ampliar a rede integral de ensino. Programas como o “Ganhe o Mundo” também foram evidenciados na gestão anterior. Com a decisão de Lyra, o novo governador admite que a área tem fragilidades. “Determinei que a Secretaria de Educação providenciasse as razões concretas para que possamos enfrentar esse problema. Eu tenho que montar um diagnóstico para o próximo governador fazer o trabalho”, salientou. 

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Educação, o pior índice registrado foi o da Região Metropolitana Sul, que atingiu a nota 2,94, enquanto a a primeira colocação, que foi resgitrada em Salgueiro, no Sertão Central, atingiu 4,03. No Recife, o índice mais baixo foi de 3,07. 

CORTESIA
João Lyra Neto fez uma visita de cortesia ao procurador do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon. O objetivo é abrir o caminho para trabalhar de forma integrada com o órgão. Lyra já se reuniu com representantes dos poderes Judiciário e Legislativo. Sobre o encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), Lyra contou que já fechou a pauta. Além do Plano de Ajuste Fiscal, ele abordará os convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, além do Arco Metropolitano.

Informa o JC ONLINE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More