RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 11 de março de 2016

AGRESTE DE PE REGISTRA 920 TREMORES DE TERRA EM 15 DIAS

Com informações do DIARIO DE PE -

Entre os dias 23 de fevereiro e 9 de março deste ano, os municípios de Caruaru e São Caetano, no Agreste de Pernambuco, registraram 920 abalos sísmicos. Dentre os tremores, houve um de 3,3 graus na escala Richter, no dia 3 de março, e mais 20 eventos acima dos dois graus - a partir do qual os sismos já podem ser sentidos pela população. De acordo com a Defesa Civil de São Caetano, não houve nenhum tipo de dano à população ou edificações no perímetro da cidade durante o período.

O geofísico do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis UFRN) Eduardo Menezes explica que os abalos são consequência de novas falhas tectônicas nas proximidades da estrutura geológica Lineamento Pernambuco. “A terra está em constante movimento. Abaixo dela, rochas estão sendo pressionadas e se movendo. É um processo natural, com períodos de atividade, como agora”.

De acordo com o especialista, desde o dia 5 de março sete novos sismógrafos fazem a medição dos tremores nas cidades. “Os sismógrafos que tínhamos, pela distância da área em que os tremores ocorriam, eram capazes apenas de contabilizar a quantidade de eventos e suas magnitudes. Esses novos aparelhos permitem que a gente consiga dados como a profundidade e comprimento das falhas”, comemora Menezes. O Labsis ainda não sabe precisar o tamanho do comprimento da falha que está provocando os abalos, mas aponta que sua profundidade fica entre 3 km e 4,5 km.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Caetano, Ariberto Soares, a prefeitura está fazendo o acompanhamento da população, a partir de visitas nas casas em que há suspeita de danos. “Recebemos poucos chamados. Quando chegamos aos locais, constatamos que as rachaduras apontadas pelos moradores não eram provenientes dos abalos”, diz. 

Ariberto comenta ainda que no dia 12 de março será promovida uma reunião entre diversas secretarias da cidade que lançarão um cronograma de palestras educacionais para os cidadãos. Também foi colocado à disposição o número da prefeitura, (81) 3736-1156, e o do coordenador, (81) 99784-5664 a serviço da população, caso haja emergência.

Foto: Google

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More