RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 5 de março de 2016

DIABETES PRECISA DE ATENÇÃO IMEDIATA

Com informações do DIARIO DE PE -

Qualquer bom profissional da saúde sabe que uma pessoa com diabetes do tipo 1 necessita de atenção imediata. Doença autoimune, ela destrói as células que produzem insulina. Coloca em risco a saúde. Lamentável é ver reclamações se avolumarem de que diagnosticadas muitas pessoas ainda saem das unidades sem orientações devidas para enfrentar a doença. No máximo, ouvem o “procure um especialista”. E faça isso com rapidez.

Aí, o drama de quem não dispõe de recursos ou alguém que abra as portas das unidades de saúde entra para o campo da quase tragédia, o que torço para que se desfaça com a Lei Estadual 15.713. A lei, promulgada nesta semana, determina que hospitais públicos e privados, clínicas e postos de saúde credenciados à rede estadual  devem orientar a pessoa diagnosticada sobre os cuidados com a doença e sobre como obter, junto ao SUS, insulina e medidores do nível de glicerina. E também encaminhá-la para um endocrinologista. Sabemos que um encaminhamento derruba entraves em um serviço de saúde pleno de gargalos, podendo salvar vidas. O desafio está em tirar do papel a lei, que entrará em vigor em maio.

Falta um pedaço
Deve ser por questões estéticas que o teto de uma das paradas da Praça do Derby, no Recife, corre o risco de desabar há dias. E ninguém aparece para repará-la. Trata-se da parada no sentido do subúrbio/centro.

Ponto estreito
Na parada da Avenida Agamenon Magalhães, esquina com a Carlos de Lima Cavalcanti, a calçada é tão estreita que passageiros à espera de ônibus para Graças, Espinheiro e Aflitos se arriscam no asfalto.

Telefonema cá...
Leitores confessam “bater um desespero” ao ligarem para o 0800.281.1520, telefone do Recife para denúncias de possíveis focos de Aedes aegypti. As atendentes são até educadas, mas a checagem das queixas se perde no tempo.

...Mensagem lá
De desesperados, os leitores também recorrem ao e-mail ouvidoria.saude@recife.pe. A resposta também é demorada, dizem as pessoas. Em suma: estamos em uma corrida que o estado não tem pernas para chegar em todos os lugares.

Para mulheres
Em matéria da organização de mulheres, o estado se destaca. O Instituto Avon selecionou projetos do Coletivo Blogueiras Negras, do Centro das Mulheres do Cabo e do Núcleo Vozes Femininas entre os 33 que financiará.

Caminho da escola
Ter lápis, canetas, borrachas e cadernos faz diferença na hora da criança ir ou não para a escola. A LBV sabendo disso está distribuindo, desde ontem, 400 kits escolares no Recife e em Buíque, município do Agreste.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More