RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO ATINGE O NORDESTE. CAUSAS AINDA SÃO DESCONHECIDAS

Fontes da Chesf relatam que a origem no problema foi na estação de Ribeiro Gonçalves, localizada no Piauí, que não é de responsabilidade da estatal e sim da Eletronorte, outra empresa do sistema Eletrobras. Como o sistema elétrico nacional é interligado, a falha sobrecarregou as linhas e resultou no blecaute.

A energia começou a ser restabelecida nas sete capitais do Nordeste onde foi registrado apagão, na tarde desta quarta-feira (28), segundo a assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a luz voltou em alguns bairros do Recife. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h desta quarta.

O motivo da falta de energia ainda é desconhecido. Segundo o superintendente de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, o apagão atingiu, de fato, todo o Nordeste. As causas ainda são desconhecidas. "Como o sistema elétrico é interligado, pode ser até que a causa tenha origem fora da região", comentou rapidamente.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que todo o trabalho é para religar o sistema aos poucos. Por volta das 16h15, a energia começou a ser restabelecida aos poucos em alguns bairros do Grande Recife.

Os reflexos por conta da falta de luz já começam a ser sentidos. Há problemas no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. No primeiro andar, por exemplo, onde funciona a Unidade de Trauma e UTI, o gerador não funcionou e compromete o atendimento.

O trânsito na cidade está um verdadeiro caos, com vários semáforos apagados. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), todos os 100 agentes do órgão estão nas ruas do Recife, em cruzamentos considerados estratégicos, para tentar ordenar o tráfego. Ainda segundo a CTTU, dos 649 semáforos do Recife, 300 possuem no brakes, sistema que permite que funcionem com baterias, sem a necessidade de energia elétrica. O sinal em frente ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, é um dos poucos que funciona. Mesmo assim, muita gente tem usado as redes sociais para informar o caos no trânsito.

Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

O último apagão de grandes proporções que atingiu o Nordeste ocorreu em outubro de 2012.

Informa o JC ONLINE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More