RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MAIS SAÚDE

A Importância e Benefício da Atividade Física para os Idosos

A imagem de envelhecimento é muitas vezes ligada a percepções negativas: aos 65 anos é velho, os idosos são aproximadamente iguais e geralmente pouco atraente ou assexuada; Chegar à velhice com problemas de saúde e senilidade seria muito comum. Na verdade, essas percepções estão longe da realidade.

Assim, os adjetivos usados para descrever as pessoas mais velhas podem sugerir completamente diferentes imagens: patriarca, idade de ouro, veterano, idosos batendo de frente com adjetivos muito usados como caduco, ultrapassado, velho, senil ou amassado. A diferença está na qualidade de vida que as pessoas continuam se referindo a essas palavras e essa qualidade depende principalmente da preservação da sua independência nas atividades diárias, mobilidade e comunicação com programas adequados de manutenção e reabilitação.

É um componente essencial dos cuidados de saúde do idoso em todos os níveis de prevenção, tendo em conta que: As lesões musculoesqueléticas é a doença crônica mais comum nesta faixa etária.

Eles causam dor e incapacidade
Mais da metade dos homens e cerca de dois terços das mulheres com mais de 75 anos, queixam de dor e limitações por problemas musculares e esqueléticos. Médicos de cuidados primários gastam muito mais tempo no diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Por sua vez, esses profissionais têm menos conhecimento e gestão destas doenças em comparação com outras talvez menos prevalentes. A Deterioração Da Capacidade Física Com O Envelhecimento É Inevitável? 

Infelizmente, os estereótipos negativos podem levar a conceber ao envelhecimento uma condição de incapacitante progressiva, o que para a qualidade de vida de idosos com doenças crônicas é ruim sendo necessário um cuidado paliativo. Muitas destas modificações são efetivamente influenciadas pela inatividade, dieta e fatores pessoais e psicossociais, entre outros, não sendo a saúde o único determinante da qualidade de vida das pessoas idosas.

A Reabilitação Geriátrica assume um papel preponderante na manutenção da qualidade de vida dos idosos, por princípios de reabilitação aplica a muitos dos problemas encontrados no engajamento terapêutico de pessoas mais velhas.

Como Você Pode Avaliar A Capacidade Física De Um Idoso?
É muito importante estudo global dos idosos. Para isso muitas das ferramentas para avaliar os idosos vêm da literatura de recuperação, nomeadamente os fatores relacionados com a função física, como a escala de Katz ADL, o índice de Barthel e a escala de higiene pessoal Kenny. Outros instrumentos evoluíram em outras especialidades também com o intuito de abordar áreas específicas, tais como a função cognitiva, mental ou estado emocional, que são importantes para estabelecer o diagnóstico e tratamento.

Além disso, a avaliação geriátrica é mais ampla do que a avaliação com uma escala padronizada. Requer os esforços coordenados de uma equipe de profissionais que representam diversas disciplinas para o programa global de reabilitação. A interação da equipe multidisciplinar é único caminho na reabilitação geriátrica.

Quais São As Vantagens Oferecidas Pelo Exercício Para O Idoso?
A atividade física é um fator de proteção para o desenvolvimento de doenças crônicas e deficiência. Os idosos são o grupo mais sedentário (maior em mulheres e de baixos níveis educacionais).

Num estudo de nonagenários, verificou-se que a suplementação nutricional e um programa de exercício melhoraram a sua condição física e funcionalidade. O principal problema reside em iniciar e manter um programa de exercícios.

Além disso, vários estudos têm mostrado que o programa de exercício físico ajuda a reduzir a outros fatores de risco e as condições patológicas:

  • A pressão arterial sistólica diminui;
  • Menor gordura corporal;
  • Trabalho cardíaco melhorado;
  • Aumenta o consumo máximo de oxigênio;
  • O aumento da sensibilidade à insulina;
  • Mantém a massa muscular;
  • Aumenta a força muscular;
  • Fortalece os músculos posturais;
  • Estimula o crescimento ósseo;
  • Melhora o fluxo sanguíneo cerebral.

São Todos Os Idosos Que Devem Realizar A Atividade Física?
Apesar dos benefícios que o exercício pode trazer como descrito acima, nem todos os idosos são candidatos para a prescrição direta de exercício. A maior parte da morbidade e mortalidade está associada com riscos exercício tem sido associado com problemas cardíacos pré-existentes. Aqueles com diagnósticos que contradizem a atividade física aguda (por exemplo, doença cardiovascular grave, doença pulmonar grave, diabetes descontrolada, ou convulsões) e aqueles com limitação motora extrema devido à artrite severa, por exemplo, necessitam de cuidados mais especializados.

No entanto, em geral, uma prescrição de exercício é adequada para idosos aparentemente saudáveis, com flexibilidade e diminuição da capacidade funcional devido à inatividade crônica. No caso do primeiro, é necessária a avaliação médica de especialidade e estabilização de sua condição antes da fundação para começar um programa de atividade física.

Antes de um médico prescrever a atividade física para o paciente idoso, recomenda-se uma avaliação clínica do risco cardíaco, possíveis limitações, e outras contra-indicações médicas. A história deve incluir uma revisão dos medicamentos, os sintomas atuais e fatores de risco potencialmente modificáveis através do exercício.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More