RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MAIS SAÚDE

Vitamina C: A Importância Da Vitamina C Para Os Atletas

A vitamina C é conhecido cientificamente como ácido ascórbico e se encontra dentro do grupo de vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis). A vitamina C é essencial para o homem, porque não é possível sintetizá-la ou armazená-la, por isso deve estar presente nos alimentos que você ingere.

Uma das suas principais funções é a hidroxilação dos aminoácidos prolina e lisina para formar o colágeno, por isso resulta de vital importância para o crescimento e manutenção dos ossos, dentes, gengivas, articulações, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos, assim como para “soldar “fraturas e cicatrizar feridas e queimaduras.

Esta função é fundamental para evitar que as lesões (tão frequentes entre os atletas) passem a quadros de maior relevância e facilitar a sua cura de forma natural. Outro de seus papéis de grande importância para aqueles que praticam esportes ou realizam exercícios físicos regularmente é o seu envolvimento no estado de ferro, já que o ácido ascórbico promove a absorção deste mineral, essencial para a correta oxigenação dos tecidos.

Apóia na formação e liberação de hormônios esteroides, incluindo o hormônio mais anabólico: a testosterona. A vitamina C estimula o sistema imunológico, e também atua como um poderoso antioxidante. Ambos são importantes para os atletas, uma vez que um elevado nível de autodefesa impede certas doenças como resfriados e outras infecções e facilita também uma melhor recuperação.

A ação antioxidante que protege contra radicais livres, também é benéfica devido ao fato de que o exercício físico aumenta a produção de radicais livres com a combustão de oxigênio. Os antioxidantes também desempenham um papel importante na prevenção e recuperação de lesões, devido à influência dos radicais livres no processo de inflamação. As doses adequadas de antioxidantes ajudam na recuperação dos processos inflamatórios pós-traumáticos e no momento de aliviar pequenas lesões.

Toxicidade Da Vitamina C:
Como é uma vitamina solúvel em água não apresenta níveis de toxicidade, e são muitas pessoas que ingerem diariamente entre 3 e 5 gr. por meses e anos, sem outros efeitos colaterais a não ser a micção frequente. A administração de quantidades elevadas de vitamina C deve ser feita de forma gradual; um sinal de intolerância a uma dose excessiva é a diarreia.

Dose Recomendada De Vitamina C Para Atletas:
A dose recomendada é de 60 mg, uma quantidade totalmente inadequada para os atletas, que podem chegar a consumir 1-5 gramas (5000mg).

Fontes De Vitamina C:
A vitamina C é muito comum em vegetais, principalmente nas frutas cítricas, nas pimentas, nos tomates, nas batatas, nos morangos e, em geral, em todas as hortaliças. Também podemos encontrá-la na forma de suplemento nutricional.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More