RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 25 de agosto de 2013

MAPA DE CONTROLE DE AFTOSA TEM MUDANÇAS NO BRASIL

O Brasil mudou essa semana o mapa de controle da aftosa. O Ministério da Agricultura elevou a condição sanitária de parte do Norte e do Nordeste do país. Com as mudanças anunciadas, agora Santa Catarina é o único estado livre da doença sem vacinação. Continuam em situação de alto risco o Amapá, Roraima e Amazonas. O norte do Pará e os sete estados do Nordeste  têm hoje 22 milhões de cabeças de gado. Quase 10% do rebanho brasileiro.

O Ceará melhorou os índices de vacinação. Na última etapa, em maio deste ano, a cobertura chegou a 94% do rebanho, calculado em 2,6 milhões de cabeças. Além da vacinação, foram tomadas outras providências pela Adagri, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará.

O status de "zona livre com vacinação" facilitará a comercialização de animais e de seus derivados com estados que estão na mesma condição. O desafio agora é conquistar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal, o que pode acontecer em maio do ano que vem.

Na região beneficiada pela decisão do Ministério da Agricultura, o Maranhão é o estado que tem o maior rebanho bovino: perto de 7,4 milhões de animais. Também possui uma quantidade razoável de búfalos: 81 mil cabeças. O último foco de aftosa no estado foi em 2001.

Para mudar de status e ser reconhecido nacionalmente como área livre de aftosa com vacinação, o Maranhão teve que melhorar ao longo dos últimos anos um índice fundamental para garantir o controle da doença: a quantidade de gado vacinado.

Neste ano, o estado conseguiu imunizar 96% do rebanho. O secretário de agricultura diz que, além da vacinação, outras providências foram adotadas. Os  criadores esperam que a nova condição amplie os negócios e atraia mais investimentos para o estado.

Informa o G1

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More