RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PERNAMBUCO TEM A MAIOR ACEITAÇÃO FAMILIAR À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO NORDESTE

Pernambuco pode comemorar amanhã o Dia Mundial da Doação de Órgãos. O estado apresentou a maior aceitação familiar quanto à doação de órgãos de parentes na Região Nordeste. Pernambuco é o 11º estado do país no percentual de autorizações.

No estado,o índice de recusa das famílias de potenciais doadores entrevistadas no primeiro semestre de 2012 foi de 52%. Já o índice nacional é de 63%. Atualmente, a negativa da família por falta de conhecimento sobre a vontade do parente é considerada a principal barreira para a doação de órgãos e tecidos.

De janeiro a junho de 2012, foram identificados 4073 potenciais doadores de órgãos e tecidos no Brasil. Deste total, somente 1217 se tornaram doadores efetivos, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Em Pernambuco, foram 241 notificações e apenas 62 doadores, no mesmo período.

Os dados mostram que, embora a média de Pernambuco seja melhor que a nacional, o potencial dos pernambucanos ainda é muito maior. O estado com o melhor índice foi Minas Gerais, com 23%, e o pior foi o Acre, com recusa de 85%.

Para combater a desinformação que aumenta o tempo de espera na fila por uma doação, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a Novartis estão promovendo a campanha "Doar não é um tabu. Conte para sua família. Conte com sua família". 

O objetivo é  estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto. Para ser um doador de órgãos hoje, basta manifestar esse desejo aos familiares, sem a necessidade de um registro formal na carteira de identidade (RG) ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More