RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Descolamento De Retina, Quem Pode Ter?

Existem fatores predisponentes: alta miopia, traumas oculares, degenerações retinianas, diabetes mellitus e alguns tipos de doenças de origem genética (síndrome de Marfan, Ehlers-Danlos, stickler’s, etc).

Foto: Internet
Sumariamente o descolamento de retina é a separação da retina sensorial do epitélio pigmentário, com acúmulo de líquido sub-retiniano.

Existem três tipos de descolamento de retina:

Tradicional: Quando a retina é puxada para longe do epitélio pigmentário pela contração de membranas vítreo-retinianas (principalmente em pacientes diabéticos).

Regmatogênico: Quando ocorre uma rotura ou buraco na retina, por onde o gel vítreo já degenerado pode entrar, desta forma provocando o descolamento (traumas oculares, alta miopia, degenerações retinianas, etc).

Exsudativo: É quando o líquido que descola a retina é derivado de estruturas mais profundas do olho(coróide), principalmente em tumores oculares ou inflamações.

O descolamento de retina constitui-se uma urgência oftalmológica; posto que a retina é tecido nervoso e portanto possui limitada capacidade de regeneração. Enquanto descolada a retina é nutrida de oxigênio e nutrientes de forma débil, desta forma entrando em sofrimento.

Tratamento:
O tratamento para o descolamento exsudativo é clínico. O tratamento do descolamento da retina tracional e regmatogênico é cirúrgico, e os resultados costumam ser dependentes da precocidade da intervenção.

Explicitado de forma sumária os tipos de descolamento de retina, e a importância de seu pronto reconhecimento, cabe a nós oftalmologistas e aos leigos esclarecidos, alertar a população em geral da importância do quadro.

Há aproximadamente 08 meses, foi realizada a primeira cirurgia de retina pelo SUS no estado, o que veio constituir uma imensa contribuição social, posto que uma cirurgia deste porte tem altos custos e pouquíssima mão de obra qualificada para sua execução.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More