RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SUS EM PERNAMBUCO GANHA NOVOS LABORATÓRIOS PARA DETECTAR O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) assinou, na manhã desta quarta-feira (19/09), contrato com 13 novos laboratórios para ampliar a oferta de exames de detecção do câncer do colo do útero (citopatológico cérvico-vaginal – microflora). 

Foto: Internet
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é, após os tumores de pele e o câncer de mama, a que mais acomete as mulheres entre 20 e 49 anos do País. “Com esse ato, vamos garantir a oferta de 100% da necessidade anual de exames”, frisou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Atualmente, existem 41 laboratórios cadastrados ao SUS em Pernambuco. Por ano, são realizados 504.742 exames. Com a assinatura dos novos contratos, serão feitos mais 371.472, o que representa um aumento de 73%. Isso também agilizará na liberação dos laudos. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,4 milhões para realização dos novos exames. Somados os valores da rede já contratada, o montante total sobe para R$ 5,8 milhões.

O câncer do colo do útero é uma doença de crescimento lento e silencioso, por isso, precisamos disponibilizar o exame para todas as mulheres pernambucanas, garantindo assim, um diagnóstico rápido, evitando a progressão da doença”, afirmou o secretário. “O Brasil tem o maior programa de transplantes do mundo, 95% das hemodiálises são feitas na rede SUS e uma rede oncológica importante. Precisávamos universalizar também os exames patológicos no Estado”, ressaltou Antonio Carlos Figueira.

Só em 2010, 1.365 exames apontavam lesão grave no colo do útero, o que revela um estado já avançado da doença. No mesmo ano, contudo, foram 5.934 diagnósticos de lesão de baixo grau (que é uma lesão precursora do câncer), o que possibilita a prevenção do câncer do colo do útero. Em relação ao número de óbitos, são, em média, 250 casos por ano.

NOVOS LABORATÓRIOS: Jaboatão dos Guararapes (Labocito), Limoeiro (Lapaclin, MultLab e Laclim), Carpina (CED), Surubim (Laboratório de Análises Clínicas de Surubim), Escada (Citomaxx), Caruaru (Incito Diagnóstico), Belo Jardim (Cecoa), Garanhuns (Laboratório Arnaldo Medeiros Junior), Arcoverde (Citolac) e Salgueiro (Centro de Prevenção de Câncer e Laboratório Sertanejo de Análises Clínicas).

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More